Última alteração: 2022-02-02
Resumo
Introdução: A educação no Brasil vivencia um período de grandes desafios e inovações. No ensino de Ciências, muitas questões são evidenciadas pela dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta, não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano. Aliado a estas questões tem-se o grande desafio de tornar o ensino de Ciências prazeroso, instigante, mais interativo, dialógico e baseado em atividades capazes de persuadir os alunos a admitirem as explicações científicas para além dos discursos autoritários, prescritivos e dogmáticos. Objetivo: O presente estudo objetivou analisar os impactos do ensino de Ciências, na genética e reprodução de animais, com foco no meio ambiente por meio dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Metodologia: A metodologia empregada foi por meio de revisão de literatura onde foram utilizadas as seguintes bases para a coleta de dados: periódicos, artigos científicos, livros e revistas sobre o tema. Dentre as temáticas utilizadas para esse projeto foram destacados assuntos relacionados a reproduação de animais, genética, biodiversisdade e ecologia. Resultados e discussão: Quanto ao papel do professor vários autores afirmam que o ensino de ciências tem como foco a formação de alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual. Neste contexto é exigido do docente, um amplo conhecimento, tanto em relação aos conteúdos específicos quanto à utilização de materiais didáticos e pedagógicos. Pelo fato de ser uma temática envolvendo questões bem relevantes, foram feitas várias citações referenciando a importância do ensino das Ciências e sua organização pedagógica para a formação dos alunos do Ensino Fundamental. Posteriormente, o estudo destaca a importância das práticas pedagógicas dos professores, por meio do desenvolvimento dinâmico dos alunos, assunto muito interessante e de focado na realidade dos mesmos, onde podem ser utilizados métodos que ultrapassam a leitura dos livros didáticos. Conclusão: O estudo de Ciências no Ensino Fundamental englobado a Genética, reprodução e desenvolvimento dos animais e zoologia dos vertebrados é um elo valioso na formação e construção do conhecimento por meio das interações no âmbito escolar com o meio ambiente, desenvolvendo várias outras potencialidades e habilidades que serão importantes na formação integral do aluno.
PALAVRAS-CHAVE: Ciências, ensino e formação de alunos.