Diretrizes para Autores
Relatório final do estágio de Bacharelado
Título do relatório
Resumo
Palavras-chave: Exemplo 1. Exemplo 2. Exemplo 3.
Introdução
Iniciar com uma breve introdução sobre a importância do estágio. Em seguida descrever o objetivo do relatório e outros parágrafos, indicando os aspectos tais como: área disponível, instalações, equipamentos, condições de trabalho, número de profissionais da área e atividades desenvolvidas no local.
Método
Descrição detalhada dos procedimentos que você percorreu ao longo do estágio; a relação cronológica das atividades desenvolvidas (explicitar, para cada Instituição acolhedora do estágio, se for o caso); e a duração do estágio. Importante detalhar aqui os dados sobre as pessoas que acompanhou (quantas foram, faixa etária e o sexo). Apontar qualquer mudança de datas e/ou de atividades previstas anteriormente, no Planejamento.
Resultados
Descrever, nesse tópico, todas as intervenções realizadas durante o estágio. Mencionar também as facilidades e dificuldades encontradas/exigências que lhe foram feitas. Relatar os pontos positivos e negativos vivenciados no estágio. Descrever as reações em cada local de estágio e o relacionamento interpessoal. Total de horas estagiadas, por setores e atividades. Apontar as novas experiências nas atividades desenvolvidas.
Considerações finais
Descrever:
Como se valeu da transferência dos conhecimentos adquiridos (teóricos) às condições do trabalho (prático);
- Se encontrou alguma solução para novos problemas, que tenha sido alicerçada nos conhecimentos adquiridos na Faculdade;
- Se sentiu necessidade de leitura de novos livros ou de recorrer aos companheiros estagiários, ou aos professores, para melhor desempenhar suas atividades;
- Observações e realizações pertinentes ao curso, face ao exigido no estágio.
Referências
Livros com 1 autor:
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.
Exemplo:
MARINHO, Inezil Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.
Livros com 2 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.
Exemplo:
ACCIOLY, Aluiso Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.
Livros com 3 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.
Exemplo:
SMITH, Collen; MARKS, Allan; LIEBERMAN, Michael. Bioqúmica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 980p.
Livros com mais de 3 autores:
Entrada pelo primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano.
Exemplo:
TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
Livros com organizadores, coordenadores, editores:
ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano.
Exemplo:
CRUZ, Isabel. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. 123 p. (Colecção Fio de Ariana).
Partes de livros com autoria própria:
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.
Exemplo:
GOELLNER, Silvana. Mulher e esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJIK, João D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-74.
Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) _ vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.
Exemplo:
ZYLBERBERG, Tatiane Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Trabalhos de eventos:
AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.
Exemplo:
SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1. p. 236-40.
Artigos de revistas/periódicos:
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.
Exemplo:
OLIVEIRA, Marcia Helena Mota; COELHO, Emerson; TUCHER, Guilherme. Diferença na qualidade de vida de mulheres ativas e sedentárias com síndrome de fibromialgia. Conexões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 125-35, abr. 2009.
Artigos de jornais:
AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p.
Exemplo:
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999., Caderno Turismo 8, p. 13.
Leis, decretos, portarias, etc.:
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial.
Exemplo:
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.
Documentos eletrônicos online:
AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa.
Exemplos:
LOPEZ RODRIGUEZ, Alejandro. Es la educacion física, ciencia? EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 9, n. 62, jul. 2003. Disponível em: <http://www. efdeportes.com>. Acesso em: 20 maio 2004.
HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: <http://www.rbcm.com>. Acesso em: 05 jun. 2004.
Relatório final do estágio de Licenciatura
Título do relatório
Resumo
Palavras-chave: Exemplo 1. Exemplo 2. Exemplo 3.
Introdução
Iniciar com uma breve introdução sobre a importância do estágio. Em seguida descrever o objetivo do relatório e outros parágrafos, indicando os aspectos da unidade escolar, tais como área disponível, instalações, equipamentos/materiais, condições de trabalho e número de profissionais da área.
Método
Descrição detalhada dos procedimentos que você percorreu ao longo do estágio, em cada uma das fases estágio; e a duração do estágio. Importante detalhar aqui a(s) série(s) acompanhada(s), quantas turmas (faixa etária e sexo). Apontar qualquer mudança de datas e/ou de atividades previstas anteriormente, no Planejamento.
Resultados
Descrever, nesse tópico, todas as intervenções realizadas durante o estágio. Mencionar também as facilidades e dificuldades encontradas/exigências que lhe foram feitas. Relatar os pontos positivos e negativos vivenciados no estágio. Descrever as reações em cada local de estágio e o relacionamento interpessoal. Apontar as novas experiências nas atividades desenvolvidas.
Considerações finais
Descrever:
- Como se valeu da transferência dos conhecimentos adquiridos na Faculdade (teóricos) às condições do trabalho (prático);
- Se encontrou alguma solução para novos problemas, que tenha sido alicerçada nos conhecimentos adquiridos na Faculdade;
- Se sentiu necessidade de leitura de novos livros ou de recorrer aos companheiros estagiários, ou aos professores, para melhor desempenhar suas atividades;
- Observações e realizações pertinentes ao curso, face ao exigido no estágio;
Referências
Livros com 1 autor:
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.
Exemplo:
MARINHO, Inezil Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.
Livros com 2 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.
Exemplo:
ACCIOLY, Aluiso Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.
Livros com 3 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.
Exemplo:
SMITH, Collen; MARKS, Allan; LIEBERMAN, Michael. Bioqúmica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 980p.
Livros com mais de 3 autores:
Entrada pelo primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano.
Exemplo:
TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
Livros com organizadores, coordenadores, editores:
ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano.
Exemplo:
CRUZ, Isabel. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. 123 p. (Colecção Fio de Ariana).
Partes de livros com autoria própria:
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.
Exemplo:
GOELLNER, Silvana. Mulher e esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJIK, João D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-74.
Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) _ vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.
Exemplo:
ZYLBERBERG, Tatiane Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Trabalhos de eventos:
AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.
Exemplo:
SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1. p. 236-40.
Artigos de revistas/periódicos:
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.
Exemplo:
OLIVEIRA, Marcia Helena Mota; COELHO, Emerson; TUCHER, Guilherme. Diferença na qualidade de vida de mulheres ativas e sedentárias com síndrome de fibromialgia. Conexões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 125-35, abr. 2009.
Artigos de jornais:
AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p.
Exemplo:
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999., Caderno Turismo 8, p. 13.
Leis, decretos, portarias, etc.:
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial.
Exemplo:
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.
Documentos eletrônicos online:
AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa.
Exemplos:
LOPEZ RODRIGUEZ, Alejandro. Es la educacion física, ciencia? EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 9, n. 62, jul. 2003. Disponível em: <http://www. efdeportes.com>. Acesso em: 20 maio 2004.
HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: <http://www.rbcm.com>. Acesso em: 05 jun. 2004.
Resumo informativo em português, com até 200 palavras cada. Utilizar a formatação do exemplo do template.
- Palavras-chave (constituídos de três até sete termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol separados por ponto.