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Relatório final do estágio de Bacharelado

Título do relatório

Resumo

Palavras-chave: Exemplo 1. Exemplo 2. Exemplo 3.

 

Introdução

Iniciar com uma breve introdução sobre a importância do estágio. Em seguida descrever o objetivo do relatório e outros parágrafos, indicando os aspectos tais como: área disponível, instalações, equipamentos, condições de trabalho, número de profissionais da área e atividades desenvolvidas no local.

 

Método

Descrição detalhada dos procedimentos que você percorreu ao longo do estágio; a relação cronológica das atividades desenvolvidas (explicitar, para cada Instituição acolhedora do estágio, se for o caso); e a duração do estágio. Importante detalhar aqui os dados sobre as pessoas que acompanhou (quantas foram, faixa etária e o sexo). Apontar qualquer mudança de datas e/ou de atividades previstas anteriormente, no Planejamento.

 

Resultados

Descrever, nesse tópico, todas as intervenções realizadas durante o estágio. Mencionar também as facilidades e dificuldades encontradas/exigências que lhe foram feitas. Relatar os pontos positivos e negativos vivenciados no estágio. Descrever as reações em cada local de estágio e o relacionamento interpessoal. Total de horas estagiadas, por setores e atividades. Apontar as novas experiências nas atividades desenvolvidas.

 

Considerações finais

Descrever:

Como se valeu da transferência dos conhecimentos adquiridos (teóricos) às condições do trabalho (prático);

- Se encontrou alguma solução para novos problemas, que tenha sido alicerçada nos conhecimentos adquiridos na Faculdade;

- Se sentiu necessidade de leitura de novos livros ou de recorrer aos companheiros estagiários, ou aos professores, para melhor desempenhar suas atividades;

- Observações e realizações pertinentes ao curso, face ao exigido no estágio.

Referências

Livros com 1 autor:
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano. 

Exemplo
MARINHO, Inezil  Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.

Livros com 2 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. 

Exemplo:
ACCIOLY, Aluiso Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.

Livros com 3 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. 

Exemplo: 
SMITH, Collen; MARKS, Allan; LIEBERMAN, Michael. Bioqúmica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 980p.

Livros com mais de 3 autores:

Entrada pelo primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano. 
Exemplo: 
TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

Livros com organizadores, coordenadores, editores
ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano. 

Exemplo: 
CRUZ, Isabel. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. 123 p. (Colecção Fio de Ariana).

Partes de livros com autoria própria
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada. 

Exemplo: 
GOELLNER, Silvana. Mulher e esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJIK, João D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-74.

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) _ vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa. 

Exemplo: 
ZYLBERBERG, Tatiane Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

Trabalhos de eventos:
AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada. 

Exemplo: 
SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1. p. 236-40.

Artigos de revistas/periódicos:

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. 

Exemplo: 
OLIVEIRA, Marcia Helena Mota; COELHO, Emerson; TUCHER, Guilherme. Diferença na qualidade de vida de mulheres ativas e sedentárias com síndrome de fibromialgia. Conexões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 125-35, abr. 2009.

Artigos de jornais
AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p. 

Exemplo: 
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999., Caderno Turismo 8, p. 13.

Leis, decretos, portarias, etc.
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial. 

Exemplo: 
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.

Documentos eletrônicos online
AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa. 
Exemplos: 

LOPEZ RODRIGUEZ, Alejandro. Es la educacion física, ciencia? EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 9, n. 62, jul. 2003. Disponível em: <http://www. efdeportes.com>. Acesso em: 20 maio 2004.

HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: <http://www.rbcm.com>. Acesso em: 05 jun. 2004.

Relatório final do estágio de Licenciatura

Título do relatório

Resumo

Palavras-chave: Exemplo 1. Exemplo 2. Exemplo 3.

Introdução

Iniciar com uma breve introdução sobre a importância do estágio. Em seguida descrever o objetivo do relatório e outros parágrafos, indicando os aspectos da unidade escolar, tais como área disponível, instalações, equipamentos/materiais, condições de trabalho e número de profissionais da área.

 

Método

Descrição detalhada dos procedimentos que você percorreu ao longo do estágio, em cada uma das fases estágio; e a duração do estágio. Importante detalhar aqui a(s) série(s) acompanhada(s), quantas turmas (faixa etária e sexo). Apontar qualquer mudança de datas e/ou de atividades previstas anteriormente, no Planejamento.

 

Resultados

Descrever, nesse tópico, todas as intervenções realizadas durante o estágio. Mencionar também as facilidades e dificuldades encontradas/exigências que lhe foram feitas. Relatar os pontos positivos e negativos vivenciados no estágio. Descrever as reações em cada local de estágio e o relacionamento interpessoal. Apontar as novas experiências nas atividades desenvolvidas.

 

Considerações finais

Descrever:

- Como se valeu da transferência dos conhecimentos adquiridos na Faculdade (teóricos) às condições do trabalho (prático);

- Se encontrou alguma solução para novos problemas, que tenha sido alicerçada nos conhecimentos adquiridos na Faculdade;

- Se sentiu necessidade de leitura de novos livros ou de recorrer aos companheiros estagiários, ou aos professores, para melhor desempenhar suas atividades;

- Observações e realizações pertinentes ao curso, face ao exigido no estágio;

Referências

Livros com 1 autor:
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano. 

Exemplo
MARINHO, Inezil  Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.


Livros com 2 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. 

Exemplo:
ACCIOLY, Aluiso Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.


Livros com 3 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. 

Exemplo: 
SMITH, Collen; MARKS, Allan; LIEBERMAN, Michael. Bioqúmica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 980p.

 

Livros com mais de 3 autores
Entrada pelo primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano. 
Exemplo: 
TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.


Livros com organizadores, coordenadores, editores
ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano. 

Exemplo: 
CRUZ, Isabel. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. 123 p. (Colecção Fio de Ariana).


Partes de livros com autoria própria
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada. 

Exemplo: 
GOELLNER, Silvana. Mulher e esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJIK, João D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-74.


Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) _ vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa. 

Exemplo: 
ZYLBERBERG, Tatiane Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.


Trabalhos de eventos:
AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada. 

Exemplo: 
SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1. p. 236-40.

Artigos de revistas/periódicos
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. 

Exemplo: 
OLIVEIRA, Marcia Helena Mota; COELHO, Emerson; TUCHER, Guilherme. Diferença na qualidade de vida de mulheres ativas e sedentárias com síndrome de fibromialgia. Conexões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 125-35, abr. 2009.


Artigos de jornais
AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p. 

Exemplo: 
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999., Caderno Turismo 8, p. 13.


Leis, decretos, portarias, etc.
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial. 

Exemplo: 
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.


Documentos eletrônicos online
AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa. 
Exemplos: 

LOPEZ RODRIGUEZ, Alejandro. Es la educacion física, ciencia? EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 9, n. 62, jul. 2003. Disponível em: <http://www. efdeportes.com>. Acesso em: 20 maio 2004.

HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: <http://www.rbcm.com>. Acesso em: 05 jun. 2004.


Resumo informativo em português,  com até 200 palavras cada. Utilizar a formatação do exemplo do template.

  • Palavras-chave (constituídos de três até sete termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol separados por ponto.

 

 

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