Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol. I (2017)

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ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: um estudo de caso da FAGOC
Tatiana Costa Coelho, Maria Camila Soares de Paula, Mariana Costa Pacienza, Wiliana Viana, Adriana Vieira Molica, Eraldo Teixeira, Claudia Sarmento Condé

Última alteração: 2017-05-08

Resumo


Segundo Mendonça(2016), o curso de pedagogia no Brasil ao longo de sua história, teve como objetivo de estudo e finalidade os principais processos educativos em escolas e em outros ambientes, sobremaneira a educação de crianças nos anos iniciais de escolarização, além da gestão educacional. Merece ser salientado que, nas primeiras propostas para o curso de pedagogia, a ele se atribuiu o “estudo da forma de ensinar’’. Regulamentado pela primeira vez, nos termos do decreto-Lei n. 1.190/1939, foi definido como lugar de formação de “técnicos em educação”. Nesta época, os professores experientes que realizavam estudos superiores em Pedagogia para, mediante concurso, assumirem funções de administração, planejamento de currículos, orientação a professores, inspeção de escolas, avaliação do desempenho dos alunos e dos docentes, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da educação, no Ministério da Educação, nas secretarias de estado e dos municípios. O Curso de Pedagogia, desde então, vai amalgamando experiências de formação inicial e continuada de docentes, para trabalhar tanto com crianças quanto com jovens e adultos.De acordo com site da FAGOC o curso de PEDAGOGIA é de formação generalista abre ao recém formado oportunidades que vão bem além das salas de aula. A área trata dos princípios e métodos de ensino, administração de escolas e condução dos assuntos educacionais.Diante das informações questiona-se: qual o perfil dos alunos de Pedagogia na Fagoc?O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil dos alunos que compõe o curso atualmente na Fagoc.

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