Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Atenção e memória : Uma avaliação neuropsicológica.
Milena Fernandes Montagna, Alexandre Augusto Macedo Côrrea

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


Introdução: A neuropsicologia é uma ciência que estuda os distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais do sujeito. Seu objetivo está centrado aos processos de avaliação,  elaboração do diagnóstico e reabilitação (GIL, 2014).

Metodologia: Foi utilizada uma metologia qualitativa, com o objetivo pautado na aplicação e investigação de cunho básico dos processos cognitivos de cada paciente.

Discussão: O objeto de estudo foram os processos cognitivos da atenção e memória, na qual, como instrumento de avaliação foi feito o uso de quatro testes psicológicos, sendo eles: Teste de Atenção Concentrada (AC), Escala de Atenção Seletiva Visual  (EASV), Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) e Teste Pictórico de Memória  (TEPIC-M). Eles têm por objetivo avaliar as capacidades cognitivas dos sujeitos, referente aos processos de atenção e memória, a fim de detectar um possível deficit cognitivo, possivelmente responsável por uma disfunção neurológica.

Resultados: Todos os quatro testes psicológicos foram aplicados em dez pessoas, com um período de tempo aproximado a cinquenta minutos de duração.  Os dados recolhidos foram avaliados de acordo com escalas específicas de  avaliação,  que possibilitou uma classificação do perfil do sujeito. Após todo o processo avaliativo da coleta de dados, foram elaborados laudos neuropsicológicos acerca da avaliação de cada passoa, assim, podendo apresentar o perfil de cada indivíduo.

Conclusão: Acerca destas considerações, conclui-se que a disciplina de neuropsicologia assumiu um papel de extrema importância na construção profissional dos alunos, o que possibilitou conhecer melhor esta área científica, juntamente com seus estudos e práticas.


Palavras-chave


Neuropsicologia, testes, avaliação, diagnóstico.