Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Avaliação, diagnóstico e reabilitação neuropsicológica em pacientes com Alzheimer
Milena Fernandes Montagna, Alexandre Augusto Macedo Côrrea

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


Introdução: A neuropsicologia é reconhecida como uma área de especialidade da psicologia, cujo objeto de estudo se pauta nos distúrbios emocionais, comportamentais e de pensamento, sendo eles ocasionados por lesões ou deficits cognitivos. A neupsicologia tem assumido uma grande contribuição aos estudos da doença de Alzheimer, acerca de seu processo de avaliação e reabilitação.

Metodologia: A metodologia aplicada assume um caráter qualitativo, que é estabelecida de acordo com o perfil particular dos pacientes, com a utilização de instrumentos e métodos  de avaliação como entrevistas e aplicação de testes psicológicos. Posterior à coleta e avaliação dos dados de cada paciente, o mesmo é encaminhado para um processo de reabilitação específico, de acordo com sua necessidade.

Discussão: O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, que implica no funcionamento das funções cognitivas, reduzindo a qualidade de vida dos sujeitos. É normalmente acometida em idosos, o que também significa em grandes mudanças nas relações sociais do paciente, principalmente a família, que necessita de auxílio, pois encontram grandes dificuldades como cuidadores.

Conclusão: Contudo, a neuropsicologia desempenha um papel importante com seus estudos e práticas à respeito dos pacientes portadores da doença de Alzheimer, que precisam de cuidados e tratamento, assim como,  a família necessita de informações e orientação.


Palavras-chave


Alzheimer, neuropsicologia, família, avaliação, reabilitação.