Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
A utilização de instrumentos de avaliação neuropsicológica
Lara de Oliveira Gomes, Alexandre Augusto Macedo Corrêa, Núbia Sales Rocha de Melo, Samara Gonçalves Nicolau, Sandy da Cruz Dias

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Introdução:  A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que busca avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas. Sendo possível, a partir disso, fazer um plano de tratamento para o paciente. A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação dos processos cognitivos, através de entrevistas, testes, escalas e exames de imagens para a elaboração de um relatório do perfil do paciente.

Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, buscando verificar, de forma prática, o uso de instrumentos de investigação neuropsicológica e a elaboração de laudos neuropsicológicos.

Discussão: Foram utilizados quatro testes como instrumentos de avaliação das funções cognitivas atenção e memória. A Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) teve a finalidade de avaliar a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. Enquanto o Teste Atenção Concentrada (AC) teve como finalidade avaliar a capacidade do indivíduo em focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre vários estímulos disponíveis. Na avaliação da memória, foi utilizado o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) que possibilitou avaliar, de forma geral a memória verbal, especificamente a memória recente, a aprendizagem verbal, a susceptibilidade para interferências e a capacidade de retenção da informação após determinado tempo. E, por fim, o Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M), que avaliou a memória visual por meio de estímulos figurais, representando substantivos concretos, caracterizado como uma medida de memória de curta duração.

Resultados: Foram aplicados 04 testes em cada 10 indivíduos, com aproximadamente uma hora de duração. Os resultados então obtidos foram trabalhados e transformados em informações relevantes, que posteriormente nos conduziu a uma série de tabelas. Estabeleceu-se para esta pesquisa as seguintes categorias: classificação por sexo, classificação por idade, classificação por estado, e classificação geral. No que se refere à classificação por pontuação, podem ser classificadas em inferior, médio inferior, médio, médio superior, superior, ou até então muito superior, que posteriormente buscam expor de uma maneira transcrita em um laudo neuropsicológico a investigação dos processos cognitivos do sujeito. De acordo com os resultados obtidos houve uma maior propensão à uma classificação média e média superior.

Conclusão: Contudo, concluímos que esta atividade nos proporcionou conhecer com mais clareza o amplo campo das avaliações neurológicas e agregou total conhecimento para a conclusão da disciplina.


Palavras-chave


Instrumentos; avaliação; laudos; Neuropsicologia.