Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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EJA: um caminho para o aprendizado
Jéssica Gomes da Silva, Leticia Pereira Pujoni, Luana Moreira da Silva, Cristina Toledo

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Objetivo geral: Analisar o funcionamento do ensino repassado através do EJA em um escola e como os alunos lidam com essa vida de estudos que possui um tempo reduzido para um maior aproveitamento das etapas a serem cursadas pelo aluno. Metodologia: O estudo se baseou em uma pesquisa de campo e entrevistas. Resultados e discussão: Como geralmente o ensino médio necessita de 3 anos para ser concluído, iremos analisar como todo esse conteúdo é repassado em apenas 1 ano e meio e, se sendo assim, não sobrecarrega ou prejudica os professores e os alunos. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos do EJA para entender melhor o projeto. Ao final das entrevistas, pode-se obter resultados de que 60% dos alunos entrevistados gostam do método de ensino usado no EJA, ou seja, afirmam que acelera esta etapa, enquanto 40% afirma não ser suficiente este tempo e que seria necessário um pouco mais para aprender; 55% voltaram aos estudos por pretenderem cursar uma faculdade no futuro, enquanto 45% almejam por um emprego melhor; 70% dos alunos não acreditam que o tempo reduzido do EJA interfira em algo, enquanto os outros 30% acham que sim, pois exige mais dos alunos e também faz com que a matéria fique corrida. Em relação aos professores, foi nos dito que são repassados aos alunos somente conteúdos “primordiais”, pois com o tempo reduzido não é possível que toda a matéria do ensino regular seja dada; Consideram correto a ideia do tempo reduzido para este alunos, pois geralmente são mais velhos e desanimam com muito tempo na mesma série; Há uma preocupação maior em relação ao aprendizado, pois se não há o mesmo, pode gerar frustração e uma futura evasão. A partir disto, podemos concluir que o EJA apresenta seus prós e contras aos olhos dos professores e alunos, sendo o maior deles o fato de que, por causa do menor tempo para as aulas, os professores precisam ensinar apenas conteúdos considerados mais importantes, o que incomoda alguns alunos, porém, não deixa de ter seu reconhecimento como forma de aprendizagem.

Palavras-chave


EJA; Aprendizado; Dificuldades; Entrevistas.