Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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Experiência de prática em atendimento Infantil como discente de Psicologia
Naiany Simões Leitoguinho

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


A experiência do projeto de extensão de atendimento psicológico infantil de uma criança de 9 anos na abordagem Cognitivo Comportamental, visa aliar teoria e promover uma discussão acerca da prática. Foi realizado Anamnese com M.D.G, mãe do paciente H.P, 9 anos de idade.  A mãe queixa mal comportamento, agressividade e dificuldade de aprendizado de seu filho. Relata que H.P é filho mais novo e adotivo, tem dificuldade em ouvir não e adora contar histórias inventadas por ele. H.P chega no primeiro dia retraído, interage com todos os brinquedos disponibilizados. Poucas verbalizações e dificuldade em manter-se com atenção voltada para apenas uma brincadeira. Relata querer brincar com todos de uma vez. Em seu segundo atendimento foi realizado psicoeducação sobre o motivo de estar na terapia, onde houve maior verbalização e conseguimos juntos concluir e refletir sobre o que foi falado no livro trabalhado. Após a atividade, reservamos um tempo para brincadeira de jogo da memória. A maior objeção no trabalho com H.P está sendo manter semanalmente os atendimentos. Houve dois atendimentos e três faltas, duas delas justificadas, o que dificulta a evolução do atendimento. A experiência de atendimento infantil está sendo um progresso e uma confluência entre a teoria e a prática. Um grande desafio para a atuação enquanto discente de Psicologia, trazendo à tona conceitos aprendidos durante a caminhada da graduação e se fazendo importante no contexto que pretendo trabalhar no futuro.


Palavras-chave


Psicologia; Atendimento infantil; Terapia Cognitivo Comportamental;