Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Relato acerca das aulas de testes na matéria de Neuropsicologia
Laura Marcine Cruz Leite, Antonio de Padua Reis Filho

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


O presente resumo tem o propósito de relatar sobre as experiências vivenciadas nas aulas sobre testes da matéria de neuropsicologia do professor Alexandre Augusto Macedo Correa. Primeiramente, quatro alunos foram escolhidos para serem monitores e auxiliar os demais durante os testes de Atenção Concentrada, Atenção Seletiva, Memória Visual e RAVLT, eles foram submetidos aos exames antes que o restante da turma, para que pudessem aplicar, ensinar e tirar dúvidas de como seriam realizados esses procedimentos. No intuito da aprendizagem de utilização dessas ferramentas, foram aplicados os testes supracitados destinados a averiguar quesitos relacionados à atenção e memória.

Os três primeiros testes, respectivamente, foram aplicados pelos monitores com toda a turma junta na sala em que estudam, o quarto e último teste, foi aplicado em escalas, os quatro monitores, aplicavam em quatro alunos, que aplicavam em mais quatro alunos, assim por diante. Após a aplicação de todos os testes em todos os alunos da sala, foi enviado aos mesmos, folhas iguais as utilizadas na aplicação, para que eles pudessem aplicar em dez pessoas, acima de 17 anos, que não tinham conhecimento dos métodos de correção desses exames e que não fossem alunos do primeiro período de Psicologia. As aulas seguintes foram dadas pelo professor com a explicação sobre como corrigir corretamente e como produzir um laudo psicológico, importante ferramenta para o profissional da área.


Palavras-chave


Neuropsicologia; testes; ravlt; atenção seletiva; atenção concentrada; memoria visual