Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Transtorno Bipolar
Nathalya Marques, Wedne Santos, Geraldo Carneiro, Gustavo Brandão

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Introdução: É dado o nome de bipolaridade para aqueles que apresentam algum comportamento negativo, com características contrárias que se alternam em momentos de euforia com momentos depressivos, ela é uma condição psiquiátrico relativamente frequente. A bipolaridade é um transtorno de humor, que pode também ser chamado de transtorno afetivo bipolar ou transtorno bipolar.O transtorno bipolar é considerado um dos mais graves tipos de transtorno mental e envolve aspectos neuroquímicos, psicólogos, cognitivos, funcionais e socioafetivo, além disso, está associado a altos índices de mortalidade e prejuízo socioeconômicos (SUPPES, DENNENY, 2009).As causas mais comuns da bipolaridade podem ser ligadas através de uma herança genética, ou seja, se houver casos em sua família do transtorno bipolar é muito provável que você também tenha.

Objetivo: Os sintomas da bipolaridade são diferentes com a fase do distúrbio. Acontece também momentos que o paciente não apresenta sintomas que estão na fase da euforia e depressão.As características mais comuns da bipolaridade são: choro e tristeza; pensamentos de suicídio; sentimento de ansiedade; pensamentos e mente acelerada ou muito lenta; mudanças bruscas de apetite; humor e reações exageradas; falta de vontade de fazer atividade comuns. As alterações de humor geralmente levam ao comprometimento social, interpessoal e ocupacional (KAPLAN & SADOCK, 1997). Além disso, o suicídio é um fator preocupante nesse transtorno. Cerca de um terço dos pacientes consultados na pesquisa de Colom e Vieta (2004) haviam apresentado tentativas de suicídio.O transtorno bipolar é um distúrbio que não tem cura, mas que tem tratamento. Se fizer de maneira correta o tratamento garante ao paciente que ele tenha uma vida saudável. O tratamento se faz em um conjunto de medidas que colocam acompanhamento de psiquiátrico, também de psicólogos, e uso de remédios chamados estabilizadores de humor. Os tratamentos psicológicos que demonstram promover maiores benefícios incluem: Farmacoterapia, Grupos de Apoio, Terapia focada na Família, Terapia Cognitiva Comportamental, Psicoeducação e Eletroconvulsoterapia (SANTIN; CERESER; ROSA, 2005; SUPPES; DENNENY, 2009; MIRANDA-SCIPPA; QUARANTINI, 2010). O paciente no seu tratamento precisa ter um estilo de vida mais equilibrada, que se incluem em integração em grupos sociais, prática de exercício físico regulares, alimentação saudável e busca por atividades prazerosas.

Metodos: Trabalho de pesquisa longitudinal realizado em laboratório com acesso e busca de fontes confiaveis na internet.

Conclusão:Da depressão à mania, variando de um polo ao outro rapidamente o portador de transtorno bipolar pode demorar anos para descobrir e começar o tratamento. A família principalmente deve ficar muito atenta às alterações de comportamento motor, insônia, fala aumentada repentinamente, irritabilidade comum, entre outros sintomas. No tratamento é de suma importância o trabalho de um médico psiquiatra junto a um psicólogo. É ético que um indique o outro para que o tratamento seja completo. O médico psiquiatra faz a intervenção medicamentosa, enquanto o psicólogo entra com a psicoterapia intensa, sem esquecer-se de dar apoio aos familiares para que não adoeçam juntos.