Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Teoria Junguiana e a Psique
Nathalya Marques, Wedne Santos, Tamiris Reis, Barbara Carlos, Geraldo Carneiro

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Introdução: Carl Gustav Jung (1875-1961) foi psicólogo, psiquiatra e psicoterapeuta. Fundador da Psicologia Analítica que contrapõe a Psicanálise Ortodoxa proposta por Freud. Sua infância foi marcada por algumas experiências, uma delas ocorreu aos três anos de idade, que através de um sonho Jung moldou sua teoria da personalidade. Neste sonho, ele se encontrava dentro de uma caverna; e em outro sonho que ocorreu após esse, ele se encontrava cavando abaixo da superfície da terra. Para ele, esses sonhos representavam a direção da personalidade humana, a qual incentiva o individuo a explorar o inconsciente que está abaixo da superfície do comportamento humano.

Objetivo:Alguns conceitos foram determinantes para a formação da Teoria da Personalidade de Jung. Utilizou o termo Libido de duas formas: Como energia de vida e baseando-se a Freud como energia psíquica que alimenta o trabalho da personalidade a qual chamou de Psique. É um sistema energético relativamente fechado, cujo potencial de energia é constante. Assim, a quantidade de energia de que dispõe a psique é constante, apenas variando sua distribuição. Cada processo psíquico possui um valor psicológico: a intensidade da energia agregada a ele. Através dela, atividades psicológicas como sentimentos, desejos, percepção são executadas; Princípios de oposição, equivalência e entropia também foram utilizados. Sistemas de personalidade como: ego, extroversão e introversão; Complexos; Inconsciente pessoal e coletivo; Arquétipos como animus e anima representado pelo símbolo Yin-Yang , no qual a parte escura representa o arquétipo anima , e o lado claro representa animus. O ponto de cor oposta em cada lado representa a expressão das características do arquétipo oposto.

Metodos: Foram ultilizados artigo cietificos e oque foi dado em sala de aula

Resultado:A relação de Jung com Freud iniciou-se em 1901, após Jung ter contato com uma das obras de Freud intitulada '' A Interpretação dos Sonhos ''. De inicio, eles se comunicavam através de cartas, e em 1907 eles se encontraram e ficaram conversando por 13 horas ininterruptas. Ambos demonstravam tamanha afinidade que Freud chegou a considerar Jung como um filho mais velho, e Jung o consideravam como um pai. Mas aparentemente, esta relação continha elementos do complexo de Édipo proposto por Freud, que dizia do desejo do filho de destruir o pai. Os principais pontos de discordância entre eles são: O Papel da sexualidade, as forças que influenciam a personalidade e o inconsciente. Freud esperava um discípulo que não o criticasse. Jung não respondeu as suas expectativas, discordando de suas teorias e formulando suas próprias ideias, o que ocasionou a separação em 1913. O livro de Jung 'Transformações e Símbolos da Libido', também foi um fator para a separação.