Última alteração: 2018-06-05
Resumo
Objetivo Geral: O presente resumo tem como foco o Transtorno do Espectro Autista, tendo como objetivo a apresentação detalhada deste transtorno, apresentando definição e diagnóstico. Abordando também, para um melhor entendimento, entrevistas com uma psicóloga, e também com a mãe de uma criança autista, o que envolverá aspectos como escola, família e inclusão. Materiais e Métodos: A pesquisa se realizará através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e será descritiva. Discussão e Resultados: O Transtorno do Espectro Autista se trata de um grupo de desordens de origem neurobiológica que possui um impacto considerável na vida do indivíduo. Os sintomas nucleares referem-se aos comportamentos repetitivos bem como aos déficits na comunicação social. Além disso, na definição do quadro é preciso levar em conta a ocorrência de deficiência intelectual, atraso na linguagem e déficits de coordenação motora. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento, isso significa que seus sintomas podem ser detectados desde a primeira infância. Em entrevista à uma psicóloga, ela apresenta formas de detectar o autismo, sendo a de escalas específicas trabalhadas com os pais e também uma análise qualitativa da criança. A partir de uma conversa com a mãe de um garoto que possui tal transtorno, ela nos diz sobre o impacto do diagnóstico que aconteceu aos 2 anos de idade da criança, época em a mesma ainda não possuía muito conhecimento sobre. Contudo, a partir disto passou a pesquisar sobre o assunto para ter um melhor conhecimento para cuidar do filho, contando também sobre suas estereotipias e seletividade para comidas, o que diminuiu após um tempo frequentando fonoaudióloga, psicóloga e psiquiatra.