Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Relevância da psicologia e da arteterapia
Luciana dos Santos Montini Montini Oliveira

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


Na aualidade, estamos envolvidos pela necessidade de melhorar a auto-estima, o consumo consciente, o sucesso, a tolerância, as relações humanas em todas as dimensões, entre outros valores e fatores que preencham os vazios existenciais.

Nesse contexto, encontra-se a relevância da Psicologia, que vem para intervir de forma a melhorar a capacidade do indivíduo,  para o enfrentamento de situações adversas, dando o equilíbrio necessário e consequentemente melhor qualidade de vida.

A Psicologia hoje, está presente em todas as áreas da sociedade, e tornou-se fundamental para vida contemporânea a atuação do psicólogo, nos contextos escolares, empresariais, no desporto, entre outras.

Com isso, temos a arteterapia que permite sua atuação nos diferentes campos, como os consultórios, escolas, hospitais, pois, através das expressões artísitcas, desperta-se a capacidade criativa, a expressividade. Gerando descobertas que podem ser analisadas, através de cores usadas, imagens, textura, que dizem respeito às emoções. E ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada um, dessa forma, favorecendo o processo de transformação e equilíbrio.

Por permitir que emoções aprisionadas no inconsciente, possam ser simbolizadas e expressadas através de imagens, trazendo informações até então obscuras, sua energia psíquica se configura através da arte.

Diante da expressividade e  materialidade, promove a compreensão e estruturação da personalidade do indivíduo, por haver o encontro da emoção com o concreto. Portanto, o ser humano carrega em sua essência a capacidade de se comunicar através da arte.


Palavras-chave


Psicologia, arteterapia, intervenção