Última alteração: 2018-08-12
Resumo
Introdução: A avaliação neuropsicológica consiste na investigação do funcionamento das funções cognitivas, buscando identificar possíveis alterações na atenção, memória e sensopercepção, e funções viso espaciais.
Objetivo: Tem-se por objetivo avaliar, investigar e formular hipóteses diagnósticas para, a partir disso, traçar um plano de tratamento, levando-se em consideração não somente os déficits, mas também as habilidades.
Método: Usou-se do método de aplicação de testes. Testes os quais consistem na avalição da atenção concentrada e sustentada, da memória visual e auditiva. Sendo os testes, respectivamente: AC, EASV, TEPIC-M e o RAVLT. Foram aplicados 128 testes, com idades entre 18 à 42 anos, cursando o ensino superior.
Resultado: Foi possível identificar através dos resultados obtidos, a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção; de focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre diversos estímulos; a memória verbal, em específico a memória recente, a aprendizagem verbal, a vulnerabilidade para interferências e a capacidade de retenção da informação após determinado tempo; ainda, foi possível identificar a capacidade de memorização por meio de estímulos figurais, representando substantivos concretos.
Conclusão: A pratica cientifica permite a análise das funções complexas superiores de forma sistemática e apurada, contribuindo não somente para com o compromisso com o campo da neuropsicologia mas também, para com a qualidade de vida dos sujeitos submetidos.