Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Um panorama sobre a prática de bullying em contexto escolar
Ariane Duarte, Adriana Molone, Carolina Costa, Gabriel Verazani, Jéssica Bonifácio, Stephane Peluso, Cristina Toledo

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


O termo Bullying tem por características elementos de comportamento agressivo, violento e intencional. Essa intencionalidade surge frequentemente tanto no meio social como em instituições de ensino, onde entre colegas de classe surge o desejo de agressão, seja ela física ou verbal, de algumas formas com provocações negativas. Sendo um assunto que precisa ser discutido entre os adolescentes, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre o tema com os adolescentes de uma escola pública de ensino médio de Ubá. Como metodologia, foi aplicado um questionários aos alunos. A faixa etária foi entre 14 e 18 anos.  Dentre os resultados, aproximadamente 57,12% das meninas relataram serem vítimas de bullying devido ao fato de estarem acima do peso. Aos que relataram que foram vítimas, aproximadamente 71,42% dos alunos não procuraram nenhum tipo de ajuda, e ao serem questionados sobre o motivo que levam aos praticantes à fazerem isso, marcaram a opção de que fazem isso por brincadeira, sem nenhum motivo aparente. Conclui-se que este tema ainda e bem presente nas escolas, causando sofrimento e revolta.


Palavras-chave


Adolescência; bullying; escola