Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Psicologia Organizacional do Trabalho: relatório final de experimentação
Romário Machado Ferreira, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Introdução: A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). Para vivenciar as práticas de RH no âmbito institucional, foi necessário a abertura de campo de estágio, com finalidade de desenvolver as competências nos alunos e fomentar o espirito empreendedor. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de estágio em psicologia organizacional e do trabalho e a construção de uma análise de mercado das organizações de ubá, Minas Gerais.

Método: Os dispositivos utilizados para realização do estágio embasaram em revisão de livros, artigos, experiências dos colegas, e principalmente das orientações da docência. Todo trabalho foi embasado nas obras de Idalberto Chiavenato.

Resultado: O projeto análise de mercado terá de grande relevância para o mercado de trabalho e para os acadêmicos, pois favorecerá um diagnóstico situacional do posicionamento da mesma em um ambiente competitivo. Sabe-se que na era da informação, e de suma importância traçar políticas visando a sustentabilidade. O projeto em si, permite ao acadêmico a se apropria de uma postura mais profissional e a ter contato com profissionais renomados da área. O relacionamento para com o supervisor concede ao acadêmico experiências práticas de sua possível área de atuação. No ano de 2017 não foi possivel concluir devido a complexidade do trabalho. Em 2018, criaremos um diagnostico das empresas do polo moveleiro, afim de traçarmos estrategias para à abertura de campo de estagio.

Conclusão: Este relatório final de estágio demonstrou a importância do acompanhamento do psicólogo organizacional para com os acadêmicos. Portanto, fazer parte da equipe análise de mercado contribuiu muito para minha escolha profissional. As supervisões me agregaram muito valor, tanto nos níveis perceptivos quantos subjetivos. A relação com os colaboradores do trabalho me acrescentou muito no que tange equipe de trabalho e liderança. Essas temáticas me fizeram a repensar como o líder tem um papel fundamental no que tange influenciar pessoas. E o quanto os conflitos podem minimizar os resultados dos grupos. Portanto, a análise de mercado, terá um impacto maior na construção do pensamento do acadêmico e da postura do futuro profissional em 2018. Pois permitirá uma vivencia mais prática, pois conduzirá o discente aos desafios, as mudanças, ou seja, sairemos da zona de conforto e lidaremos com o real, com as cobranças e com o mercado competitivo. Sendo assim, 2017 foi um ano de reflexão e aprendizado no que tange gestão de pessoas e que 2018 possa ser um ano de vislumbramento no que diz respeito aos nossos ideais.


Palavras-chave


Psicologia organizacional, analise de mercado, estágio