Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Aplicação de Testes: Investigadores dos processos cognitivos
Marllayne de Souza Marcelino, Laryssa Gonçalves Sperandio, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa, Tatyani Cristina de Souza

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Introdução: A neuropsicologia tem como base avaliar, criar hipóteses diagnósticas e, após, fazer um plano de tratamento. Os testes investigam os processos cognitivos dos indivíduos identificando as habilidades e os déficits. Alguns testes utilizados são: Escala de Atenção Seletiva Visual – EASV, avalia a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. Atenção Concentrada – AC, avalia a capacidade de manter a atividade atencional ao longo da execução e uma tarefa. Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey – RAVLT, tem por objetivo avaliar os processos de memória declarativa episódica e fornecer informações sobre as medidas de aprendizagem audito-verbal, índices de interferência e de retenção de informações e memória de reconhecimento. E o teste Pictórico de Memória Visual – TECPIC-M que avalia a capacidade do indivíduo em recuperar uma informação num curto espaço de tempo, ou seja, a memória visual da pessoa por meio de estímulos figurais.

Metodologia: Consistiu na aplicação dos quatro testes citados acima, em dez pessoas entre 16 a 60 anos de idade na cidade de Ubá, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu em Maio de 2018, sendo aplicados individualmente em suas respectivas residências sem influências externas que pudessem alterar a veracidade do teste.

Resultado: Pretende-se que os indivíduos no teste EASV, selecionem estímulos visuais identificando regularidades entre os modelos apresentados e os disponíveis para a seleção. No teste AC, que ele tenha a capacidade de manter a atividade atencional ao longo da tarefa. Já no RAVLT, irão fornecer informações baseadas na retenção auditivo-verbal e por fim, o TECPIC-M que avaliará a capacidade de recuperar informações no curto espaço de tempo. Através desses dados será estabelecido um Laudo apresentando as condições psicológicas dos sujeitos.

Conclusão: Por meio de uma avalição quantitativa, investigamos os processos cognitivos do indivíduo e observamos os processos da execução dos testes obtendo o diagnóstico a partir do resultado final.





Palavras-chave


testes; processos cognitivos