Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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DEBATENDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO DE EXTENSÃO DOS CURSOS DE PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DA FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO
Gabriela Silveira Meireles, Diego Vieira Mauri, Lúcia Helena Tostes Assis Galinari, Lara de Oliveira Gomes

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Público-alvo: Este projeto de extensão destina-se ao segmento da educação infantil escolar e envolve a formação de estudantes dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC). Objetivo: Contribuir para a formação de um/a psicólogo/a e pedagogo/a comprometidos com uma infância, uma escola e uma sociedade mais livres de discriminação e de violências no que tange às questões de gênero e sexualidade, desestabilizando as formas binárias, dicotômicas e preconceituosas. Metodologia: O grupo está focado na produção de materiais pedagógicos voltados para a prática escolar, envolvidos com a metodologia ativa, que visa a incorporação das discussões de gênero em diferentes dinâmicas de trabalho: 1. “Draw our group”, que conta a história do grupo e o percurso que fizemos até aqui, juntamente com as reflexões teóricas e práticas, relacionadas à infância. 2. Caixa de surpresas, dinâmica a ser realizada em sala de aula, com brinquedos destinados a meninas, meninos e unissex. 3. Realização de um teatro de fantoches intitulado “Vamos brincar de princesas?”. Resultados: Ainda existe uma demarcação muito forte de meninos e meninas, e a nossa produção de materiais veio dessa constatação. Além disso, percebemos que existe um temor por parte dos professores e estagiários de que a escolha feita pela criança de determinado brinquedo a caracterize como homossexual. A falta de informação dos pais e professores e a falta de conhecimento dos profissionais de psicologia e pedagogia sobre as teorias de gênero faz aumentar essa rigidez entre as fronteiras de gênero.


Palavras-chave


Gênero; Sexualidade; Educação Infantil; Psicologia; Pedagogia.