Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Trabalho Interdisciplinar Doença de Alzheimer
Marcos Luiz Teixeira, Ludmila Da Silveira Magalhães, Gilberto Rodrigues Barbosa, Alexandre Augusto Macedo Correa, Gustavo Leite Camargos

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução

A presente apresentação, tem como finalidade descrever o trabalho interdisciplinar relacionado as matérias lecionadas no quinto período do curso de psicologia. O trabalho será uma apresentação em áudio-visual, onde será apresentado alguns vídeos e também descrições escritas sobre a doença de alzheimer.

Discussão

A doença de alzheimer normalmente é acometida em pessoas idosas, e quando se faz presente, acarreta em uma mudança drástica na família do sujeito. Neste trabalho, pretendemos enfatizar a patologia, além de mostrar a mudança familiar e a forma como fazer um trabalho de prevenção e promoção da doença.

Método

O método utilizado será um projeto áudio-visual, onde teremos a filmagem com um professor do curso de medicina falando sobre a patologia, um professor dos cursos de psicologia, educação física e medicina falando sobre a prevenção, promoção e saúde pós descoberta da doença e finalizando com o vídeo dos familiares falando sobre a chegada da doença na família, a forma como os mesmos lidam e as dificuldades do(s) cuidador(es).

Conclusão

Compreender, saber entender os sintomas e poder apontá-los, passa a ser necessário a todo profissional na área da psicologia. Com este projeto, pretendemos apontar situações cotidianas que podemos utilizar para a promoção e prevenção de saúde, além de explorar o campo sobre a patologia e apresentar um parecer médico e psicológico para conhecimento geral da doença de alzheimer.


Palavras-chave


Alzheimer; patologia; família