Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Estudo do Transtorno da personalidade Borderline
Marcos Luiz Teixeira, Ludmila Da Silveira Magalhães, Gilberto Rodrigues Barbosa, Bruno Feital Barbosa Motta

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução

O presente trabalho tem como finalidade descrever, elaborar e fazer um estudo descritivo sobre o transtorno da personalidade borderline. Os materiais de estudo encontrados, atentam a conteúdos não somente do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), mostrando assim, outras visões além da patologização pelo manual.

Discussão

O termo borderline significa "limítrofe", ou seja, o indivíduo se encontra nos limites entre a lucidez e a insanidade, com um padrão característico de instabilidade na regulação do afeto, no controle de impulsos, nos relacionamentos interpessoais e na imagem de si mesmo. Dentro do quadro, existem também algumas manifestações típicas de vários transtornos psiquiátricos como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar e etc...

Método

O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica voltada para o assunto, dentro das bases psicológicas, onde utilizamos  DSM-V e o livro de Dalgalarrondo “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais” como base, além do manual APA e outros artigos científicos.

Conclusão

Compreender, saber entender os sintomas e poder apontá-los, passa a ser necessário a todo profissional na área da psicologia. Saber diferir os transtornos da personalidade borderline de outros transtornos não é uma simples tarefa, porém conhecer e saber lidar com ele, é essencial para qualquer tipo de intervenção. Apontamentos feitos pelo DSM-V são o norte para o conhecimento desse transtorno, porém um bom profissional de psicologia não deve se manter enraizado nestes conceitos, deve atentar também a outros estímulos apresentados pelo paciente, até mesmo para poder saber a forma como conduzir sua terapia e poder mesmo fazer um trabalho de prevenção em torno desse caso. Apesar de ser somente um trabalho de estudo, envolvendo a patologia, pode-se ter uma noção do que é o transtorno, algumas formas de como agir perante a ela e como saber identificá-la.


Palavras-chave


Borderline; patologia; diagnóstico