Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Ilustração transdução de sinal
Marcos Luiz Teixeira, Gilberto Rodrigues Barbosa, Ludmila Da Silveira Magalhães, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução

O presente resumo, tem como finalidade apontar os estudos e aprofundamentos feitos a respeito da disciplina psicofármacos.

Objetivo

O objetivo principal era apresentar o processo de transdução de sinal via sinapses entre neurônios, seus receptores e as ligações ocorridas entre eles, durante o processo.

Metodologia

O método aplicado para a elaboração do trabalho, foi o estudo em grupo em prol da elaboração da atividade de reforço de aprendizagem, com o intuito de elucidar o conteúdo adquirido na matéria. Durante a elaboração, foi solicitado pelo professor da disciplina, a construção de uma ilustração demonstrando passo a passo, as construções das vias doparminérgicas, os caminhos percorridos durante a neurotransmissão, a ação dos fármacos no sistema nervoso, a função dos neurotransmissores, seus ligantes, os canais sensíveis a voltagem e a ligantes, fenda sináptica e todo o percurso.

Resultados

Como resultados, finalizamos a ilustração, demonstrando todo esse caminho percorrido e a forma de como chegamos a essa conclusão.


Palavras-chave


Farmacologia, Transdução, sinapses