Última alteração: 2018-05-23
Resumo
Introdução: O serviço ambulatorial consiste nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS). As atividades deveriam ter foco nos atendimentos individuais e de grupos, também nas visitas domiciliares e atividades comunitárias, inclusive na área de referência, porém, os ambulatórios de saúde mental mantem-se reproduzindo, o modelo asilar, pois tinham como centro suas atividades na especialidade e buscavam um modelo assistencial baseado no conhecimento psiquiátrico.
Objetivo: Nosso objetivo é buscar um conhecimento sobre o tema, como funciona, os funcionários, quem são o público- alvo, os equipamentos utilizados, e quais dispositivos de rede estão interligados.
Metodologia: Referências bibliográficas
Resultados: A busca em artigos nos proporcionou um conhecimento mais amplo sobre o tema, com isso, entendemos que o serviço ambulatorial possui uma grande dificuldade em encontrar profissionais capacitados para este serviço, sendo assim, um grande problema para a instituição. Existe uma equipe multidisciplinar sendo formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, tendo como objetivo a continuidade do tratamento hospitalar, realizando avaliações e controles frequentes estabelecendo diagnósticos e plano terapêutico.