Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Ambulatório de Saúde Mental
Diovana Delazari Oliveira, Rayane Massardi De Souza, Bruno Feital Barbosa Motta, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Côrrea, Jefté Moraes Souza, Giovanna Cristina da Silva Paiva

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução: O serviço ambulatorial consiste nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS). As atividades deveriam ter foco nos atendimentos individuais e de grupos, também nas visitas domiciliares e atividades comunitárias, inclusive na área de referência, porém, os ambulatórios de saúde mental mantem-se reproduzindo, o modelo asilar, pois tinham como centro suas atividades na especialidade e buscavam um modelo assistencial baseado no conhecimento psiquiátrico.

Objetivo: Nosso objetivo é  buscar um conhecimento sobre o tema, como funciona, os funcionários, quem são o público- alvo, os equipamentos utilizados, e quais dispositivos de rede estão interligados.

Metodologia: Referências bibliográficas

Resultados: A busca em artigos nos proporcionou um conhecimento mais amplo sobre o tema, com isso, entendemos que o serviço ambulatorial possui uma grande dificuldade em encontrar profissionais capacitados para este serviço, sendo assim, um grande problema para a instituição. Existe uma equipe multidisciplinar sendo formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, tendo como objetivo a continuidade do tratamento hospitalar, realizando avaliações e controles frequentes estabelecendo diagnósticos e plano terapêutico.

 


Palavras-chave


ambulatório; atenção psicossocial ; serviço ambulatorial;