Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Trabalhando a ansiedade no ensino médio: relato de estágio
Tania Ribeiro, Roberta Maria Nascimento, Cristina Toledo

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Introdução: O seguinte resumo trata-se de experiência de estágio básico em Psicologia escolar realizado em uma escola estadual da cidade de Astolfo Dutra, Minas Gerais entre março e junho de 2018. Objetivo: Trabalhar junto aos alunos das séries finais do ensino médio questões sobre a ansiedade gerada diante dos exames para ingresso no ensino superior. Metodologia:Os alunos foram divididos em grupos, onde foram utilizadas dinâmicas de interação e aberto espaço para a discussão do tema.Resultados: Após período de observação na escola surgiu por parte de alguns alunos a demanda de ser trabalhada a ansiedade que os mesmos apresentam, para tanto foi- lhes possível, falar sobre como sentem, os motivos por que sentem e formas de controlar melhor os efeitos da ansiedade sobre si mesmos.Conclusão: A experiência de estágio ainda se encontra em andamento, os encontros em grupo com os alunos continuam, mostrando que na escola muitos alunos que estão finalizando o ensino médio se encontram em situações onde a ansiedade se manifesta por estarem encerrando um ciclo e iniciando uma nova fase da vida com novas responsabilidades.

 


Palavras-chave


Ansiedade; ensino médio; psicologia escolar