Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Família e escola: aproximações necessárias
Mirlaine de Fátima Silva, Cristina Toledo

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Este trabalho é um relato de um estágio em Psicologia Escolar, realizado em uma escola pública, com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. A sala possui 26 alunos, dos quais muitos são repetentes, variando idade entre 12 a 15 anos.  Por ser considerada uma sala difícil de trabalhar pelos profissionais da própria escola, ela é localizada em cima da diretoria, para ficar mais fácil de resolver os conflitos, tais como falta de disciplina, desinteresse e fracasso escolar. Os alunos já têm a percepção de que a sala deles é a pior da escola. Alguns professores preferem manter um distanciamento deles, na qual foi possível perceber a hierarquia dentro da sala de aula. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo compreender, a realidade que cada um vive e permitir que os alunos se colocassem e fizessem indagações para que haja uma reflexão. Como metodologia, utilizou-se a observação do campo e a aplicação de dinâmicas. Dentre os resultados, o tema mais freqüente foi o vínculo familiar. Foi possível concluir que os alunos trazem muitas questões vivencias em seu contexto familiar e social para a sala de aula, refletindo em seus comportamentos. Sendo assim, esta é uma questão que precisa ser trabalhada pela escola, buscando uma aproximação entre escola e família.


Palavras-chave


Psicologia escolar; família; escola; estágio