Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Vivências de um estágio em Psicologia Escolar
Cristina Toledo, Gustavo Brandão

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


A Psicologia Escolar tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia.  Este trabalho é um relato de experiência de estágio realizado por um discente do 5º período da FAGOC, em uma escola pública na cidade de Tocantins. Seu objetivo é promover a reflexão dos alunos em temas como motivação para o estudo, violência e respeito. O público alvo é alunos com idade entre 8 e 10 anos. O estágio ainda está em fase de coleta de dados, utilizando-se o método observacional, seguido de roda de bate-papo, com ajuda de tablet e realização de desenhos pelos alunos. Posteriormente, serão levantadas questões para voltadas para a motivação para os estudos, a importância do respeito um com os outros, utilizando analogias fáceis de serem compreendidas e fábulas infantis sobre o tema. Conclui-se, com este trabalho, sobre a importância de permitir este diálogo com as crianças, discutindo temas de seu interesse e que fazem parte de seu contexto. Por outro lado, o estágio proporcionou uma vivência enriquecedora na formação do aluno, contribuindo para sua aprendizagem e formação profissional


Palavras-chave


Psicologia escolar; observação; estágio