Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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Prevenção do bullying no contexto escolar: um relato de estágio
Cristina Toledo, Nayara Parma, Izaura Ferreira, Gilsilene Lana

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


bullying é caracterizado como atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.  A escola tem sido palco de muitos casos de bullying, o que torna de extrema importância a realização de atividades voltadas para a prevenção deste tipo de violência. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de estágio em psicologia Escolar, realizado por acadêmicas do quinto período em que a proposta foi realizar debates sobre a proporção das causas e consequências do bullying no âmbito escolar e também fora dele. O estágio foi realizado com alunos do 6º e 7º ano, do ensino fundamental, em uma escola pública de Ubá. Os procedimentos adotados foram: observações das atitudes dos alunos em sala de aula, de acordo com o tema proposto; uma roda de conversa, desafiando-os a dizer como cada um combateria o bullying e agiria caso estivessem vivenciando o mesmo; aplicação e um questionário individual com perguntas direcionadas ao bullying; elaboração de cartazes, que foram espalhados pelos murais da escola, contendo informações sobre o tema, com algumas prevenções e incentivos ao respeito mútuo e a realização de uma dinâmica audiovisual. Conclui-se, com este trabalho, sobre a importância de se trabalhar com a prevenção da violência no contexto escolar.

 


Palavras-chave


Psicologia escolar; bullying; estágio