Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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A observação como ferramenta de atuação em Psicologia Escolar
Cristina Toledo, Thayná Amorim Carvalho

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas pela discente no estágio em Psicologia Escolar. O objetivo do estágio é de analisar a demanda da escola e elaborar uma possível intervenção. O estágio está sendo realizado na escola pública, situada na cidade de Cataguases - MG, com uma das turmas do 5° anodo ensino fundamental, com alunos de faixa etária entre 10 a 11 anos. A partir da observação no campo de estágio e de algumas conversas com a professora responsável pela turma, a demanda a ser trabalhada com eles é sobre a violência. Deste modo o projeto de intervenção vai se basear nesta questão. A princípio pretende-se trabalhar com eles em grupo, trazendo a questão da violência de forma dinâmica, que não fique exaustivo para o aluno, como, por exemplo, trabalhar dinâmicas relacionadas ao tema abrindo posteriormente para um bate papo sobre a questão, a fim de que eles se sentirem à vontade a participar, de interagir e de amenizar as manifestações de violência. Conclui-se que é de extrema importância conhecer o campo de atuação antes de apresentar uma proposta, buscando conhecer a realidade daquele local, suas dinâmicas, suas dificuldades e especialmente, suas potencialidades.


Palavras-chave


Psicologia escolar; observação; estágio