Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Psicoeducação socioemocional com alunos com deficiência: relato de experiência de estágio
Cristina Toledo, Priscilla Silva Oliveira

Última alteração: 2018-05-23

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência de estágio  realizado pela acadêmica do 5º período do curso de Psicologia da FAGOC em Ubá/MG. O objetivo foi realizar oficinas de psicoeducação socioemocional com alunos da APAE/Rural. Participaram deste projeto alunos maiores de 18 anos, porém com idades variadas. Para a realização do mesmo, primeiro houve um momento de observação do cotidiano da instituição pela estagiária e depois, em um segundo momento, foi proposto algumas dinâmicas tais como, desenho das emoções, caixa das emoções, entre outras. Pretendia-se, com tais atividades, que os alunos tivessem a oportunidade de falar sobre as emoções, expressando seus sentimentos e comentando sobre suas vivências. As emoções trabalhadas foram: alegria, tristeza, medo, raiva, nojo e surpresa. Todos os alunos possuem deficiência intelectual e, muitas vezes suas emoções são ignoradas pelas pessoas que convivem com eles. Com este trabalho, conclui-se sobre a importância de dar autonomia e oportunidade de relatar sobre suas próprias experiências aos alunos com deficiência, proporcionando que eles sejam autores da própria história, buscando oferecer autonomia e oportunidade de se posicionar.


Palavras-chave


psicoeducação; emoções; deficiência intelectual; psicologia escolar