Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Mediação De Conflitos: Uma possibilidade de diálogo produtivo
Romário Machado Ferreira, Aline Joice Ribeiro, Rosilaine Moreira Gazola, Fabrícia Rodrigues Sudré Laktini, Ana Lúcia Oliveira, Jonathan Allysson Moreira

Última alteração: 2018-05-18

Resumo


Introdução: A mediação é um processo pacífico de resolução de conflitos, em que uma terceira pessoa deve assumir um caráter imparcial, possuindo papel de facilitador do processo, permitindo as partes a ter um diálogo produtivo e se possível chegar num acordo. Desta forma, o presente trabalho realizado pela disciplina Psicologia Jurídica, busca apresentar a mediação de conflitos como uma ferramenta essencial para a minimização dos impactos no âmbito Judicial.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, com os descritores: mediação and conflitos, entre os dias 28 a 31 de outubro de 2017. Foram encontrados 12 estudos nas pesquisas, com critérios de inclusão aderiu-se a 4 artigos que estavam de acordo com o objetivo geral. E excluídos os que fugiam do tema proposto.

Resultados: Mediante a revisão da literatura, identificou-se que a mediação de conflito vem se desenvolvendo no nosso sistema de justiça na finalidade de buscar a compreensão das relações, auxiliando na resolução de conflitos de forma pacífica sem ter que passar pela ação judicial, sendo um processo mais rápido que busca a compreensão do indivíduo, respeitando a dignidade humana. Os artigos encontrados apontam que a mediação é um meio hierarquizado de solução de conflitos, onde duas ou mais pessoas com a colaboração do mediador, buscam uma “solução” para os indivíduos. Estudos recentes apontam que além da redução no âmbito judicial, a mediação corrobora para a construção do vínculo entre as ‘partes’ e o facilitador, isso, se as relações forem permeadas pela empatia.

Conclusão: O tema aqui apresentado, vem se desenvolvendo na atualidade como processo eficaz na condução das partes a um diálogo produtivo, a fim de amenizar esse conflito existente tornando assim uma relação harmoniosa. Portanto, afirmamos que, o contato afetivo e empático no processo de mediação e de suma importância para a resolução de conflitos e amenização dos stress, ansiedades, raivas, proporcionando aos envolvidos uma tomada de decisão mais consciente e humanizada. Além disso, a mediação de conflitos tornou-se uma ferramenta essencial para a minimização dos impactos no âmbito Judicial.


Palavras-chave


Mediação, diálogo produtivo, processo humanizado