Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Avaliação dos níveis de Atenção Concentrada (AC) e a Escala Atenção Seletiva Visual (EASV) em alunos do curso de Psicologia na cidade de Ubá/MG
Romário Machado Ferreira, Auxiliatrice Caneschi Badaro

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: Atenção é um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processamos informações presentes em nosso ambiente específico ativamente. A Escala de Atenção Seletiva Visual – EASV, avalia a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. O processo atencional é fundamental para o exercício profissional e principalmente para a aprendizagem. Já a Atenção Concentrada refere-se ao nível de atenção focal sobre um estimulo, ou sequência de estímulos, durante o tempo necessário para executar uma tarefa. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo principal, descrever o nível de Atenção Concentrada e Atenção Seletiva Visual em alunos do curso de Psicologia na cidade de Ubá/MG.

Metodologia: O estudo foi do tipo observacional, transversal, realizado na cidade de Ubá, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu em Abril de 2018. A população alvo do estudo foi formada por 27 alunos do primeiro período do curso de Psicologia. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi a aplicado a Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV), teste aprovado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). O teste foi aplicado individualmente em sala de aula, durante o período noturno, sem nenhuma influência externa que pudessem alterar a veracidade do teste. A dimensão dos resultados avaliados, foi categorizado da seguinte forma: inferior, médio inferior, médio, médio superior, superior e muito superior. Os resultados estão categorizados em sua pontuação final, em ordem crescente em relação a população geral nos mesmos requisitos, conforme demonstrado a seguir: inferior (1 a 20), médio inferior (25 a 30), médio (40 a 60), médio superior (70 a 80) e superior (90 a 100). já o  teste Atenção Concentrada consiste em uma prova apresentando um triângulo estilizado, formando uma ponta de flecha, dirigidas para quatro posições básicas: acima, abaixo, esquerda e direita, podendo ser branca, preta ou ainda branca com ponto negro, permitindo doze combinações. A folha de resposta apresenta 21 linhas cada qual com 21 símbolos. Na aplicação o indivíduo deveria cancelar com um traço os símbolos iguais ao modelo apresentado no alto da folha, sempre da esquerda para a direita, sem pular linhas, em no máximo cinco minutos. Na correção contou-se o total de acertos (A), total de erros (E) e as omissões (O), dado pela fórmula P = A-(E+O), buscando-se posteriormente equivalência dos resultados em tabela percentilar de acordo com cada categoria (A, B, C ou D), conforme o nível de escolaridade do examinado (ensino médio completo). O indivíduo deveria realizar o teste em no máximo 5 minutos.

Resultado: Conforme apontado nos resultados dos testes, a maior parte dos pesquisados comparando com a população geral na Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) avaliados por sexo, estão situados na classificação Inferior, Médio inferior, Médio e Superior. Ao dividir a Escala de Atenção Seletiva Visual por Sexo, identificamos que das mulheres abordadas, 5 estão na escala Inferior (26,5%), 4 Médio Inferior (21%), 6 média (31,5%), 4 Médio Superior (21%). Já o percentual dos homens foram classificados em ordem decrescente em relação a população geral nos mesmos requisitos, 4 na escala Média (50%), 2 Médio Superior (25%) e 2 Superior (25%). Já a escala de Atenção Concentrada ao ser analisada por Sexo, identificamos que das mulheres abordadas, 10 na escala Inferior (52,6%), 3 Médio Inferior (15,7%), 5 média (26,5%), 1 Médio Superior (5,2%). Já o percentual dos homens foram classificados em relação a população geral nos mesmos requisitos, 2 na escala Inferior (25%), 2 Médio Inferior (25%), 2 Médio (25%) e 2 Médio Superior (25%).

Conclusão: Diante das análises dos dados, percebemos que 68,3% das mulheres estudadas e analisadas de acordo com o Teste de Atenção Concentrada estão no nível inferior. E 47,5% estão abaixo da média inferior na EASV. Sendo assim, torna-se fundamental mapear e verificar o funcionamento do constructo atenção, no processo de ensino e aprendizado, para um melhor entendimento da multideterminação do processo envolvido na relação entre os aspectos cognitivos, ambientais na relação para com o aprendizado Deste modo, o indivíduo com este constructo abaixo da média, tende a ter perdas significativas em sua vida, tais como influência na memória, percepção, praxias, dentre outros. Em contrapartida, o indivíduo com essa competência desenvolvida, tende a ter mais facilidade nas atividades rotineiras da vida acadêmica


Palavras-chave


Atenção Seletiva, Atenção Concentrada, Discentes