Última alteração: 2018-05-17
Resumo
Introdução: A visita domiciliar (VD) configura-se como uma oportunidade diferente de cuidado: visando à promoção de saúde da comunidade com suporte técnico-cientifico, a ação desenvolve-se em um espaço extraunidade de saúde. Na prática, entretanto, o que se tem observado com maior frequência é a realização de VD para intervir para minimizar o processo de saúde-doença (ANDRADE, 2014). O presente trabalho tem por objetivo apresentar as experiência numa Unidade Básica de Saúde e suas contribuições para o psicólogo em formação.
Método: Sobre o método, trata-se de uma pesquisa de campo, que se fundamentou em Visita domiciliar e supervisões. Nas visitas, fui acompanhado pela Agente Comunitário de Saúde (ACS), pela Psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e pela Médica da Unidade Básica de Saúde (UBS). A visita ocorreu numa residência; durante duas horas. Já as supervisões aconteceram na Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC), sendo orientado pelo coordenador(a) de estágio, onde discutíamos os casos, afim de propor intervenções.
Resultado: A Visita Domiciliar aconteceu após a solicitação do padrasto. O caso se refere ao Paciente de 22 anos, solteiro, auxiliar de embalagem, brasileiro, natural de uma cidade do interior de Minas Gerais, residente e habitante em Ubá-MG. Aponta fazer uso de Álcool e outras Drogas há três anos e que iniciou com os amigos. Segundo o paciente, teve grande perdas em sua vida, sendo: “trabalho, bens materiais e sua moral”. Paciente ficou trinta dias em Comunidade Terapêutica (C.T) porém, sem medicações, alega estar abstinente a doze dias e que tem o desejo de se tratar. Sendo assim, apresentamos o serviço do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III). Deste modo, referenciamos o paciente ao CAPS AD III, afim de acolhe-lo e oferece-lo um cuidado em saúde mental.
Conclusão: Portanto, afirmamos que a práxis, nesse caso a experiência no campo de estagio é de suma importância para as possíveis atuações e reflexões críticas a respeito do campo que está inserido, pois permite ao graduando a ter conhecimento sobre as bases teóricas (funcionamento das redes de saúde, políticas públicas, entre outros) que consolidam a saúde Pública. O campo de estágio proporcionou um processo de ensino-aprendizagem, que em questão, permitiu o psicólogo em formação o conhecimento prático do funcionamento dos níveis da atenção primária, atenção secundária e atenção terciaria.