Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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Dos objetivos Rotineiros à Objetivos inovadores: Uma estratégia do Neuromarkenting
Romário Machado Ferreira, Fabricia Rodrigues Sudré Laktini, Aline Joice Ribeiro, Rosilaine Moreira Gazola, Léo Martins Sampaio, Odirlei Costa dos Santos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: Atualmente vivemos na Era da Informação, momento marcado pela tecnologia, inovação, criatividade, fatores que contribuem de forma significativa para sustentabilidade no mercado, para o alcance de novas clientes e principalmente para assegurar a competitividade. O presente trabalho foi realizado com uma empresa de médio porte da cidade de Ubá, MG. Com o objetivo de divulgar a marca da instituição e os produtos, afim de alcançar novos mercados, novos clientes, aumentando os lucros para permanecer de forma sustentável frente as empresas destaques da região.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, ao qual se fundamentou em uma entrevista com o proprietário e gravação de um Áudio Visual com os discentes da Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Na entrevista foi proposto um projeto, afim de movimentar as redes sociais da empresa, utilizando dos recursos do neuromarkenting para captura-los em seus desejos. Já a mostra áudio visual, foi realizada dentro da instituição; utilizando do humor para atrair o foco do cliente.

Resultados: Os resultados demonstram que o projeto provocou mudanças significativas na organização, sendo elas: O interesse do proprietário, que conseguiu assimilar a importância de movimentar as redes sociais em um cenário em que a tecnologia avança. E o aumento das vendas, retendo os clientes antigos e conquistando novos clientes. Hoje em dia as redes sociais da loja vem sendo movimentadas pelo gerente, no qual responde on line algumas dúvidas a respeito de preços, marcar, etc. Deste modo e notório que a organização deixou de lado os objetivos do cotidiano optando por objetivos que incorporam ou agregam algo totalmente novo à organização.

Discussão: Dentro deste cenário, percebe-se que os conceitos da disciplina Contemporaneidade II e Gestão de pessoas apresentados em sala, alinhados ao recursos do neuromarketing e os objetivos organizacionais, contribuíram de forma significativa para criação do projeto publicitário. Para isso utilizamos de algumas estratégia especifica do neuromarketing, uma delas foi o conceito de “inimigo”, ou seja, problemas do consumidores ao utilizarem computadores e notebooks, e que podem ser evitados, adquirindo os produtos da empresas. Utilizando de argumentos reais, para ativar os marcadores, baseado na experiências que o cliente teve anteriormente com o uso do aparelho em questão, o subconsciente colocará a pessoa alerta frente a possibilidade real do problema apresentado. Ao enaltecer os marcadores somáticos através da identificação do cliente da problemática apresentada no vídeo, o cliente associará o áudio visual com experiências passadas e buscara meios para saciar o vazio existencial, ou seja, o desejo pela compra. Sendo assim, a publicidade se tornou de grande relevância para a expansão da marca; através de uma proposta estratégica, afim de que a organização venha adquirir novos clientes e mercados, fidelizando-os pela qualidade do serviço e pelo atendimento. Fatores preponderantes para estabilizar e aumentar a saúde da financeira da empresa.


Palavras-chave


Neuromarketing; compra; sustentabilidade.