Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
A importância social e econômica do programa jovem aprendiz
Igor de Castro Abrahão, Mauricio Gustavo Condé Lopes, Johnatan Neiva Coelho de Souza, Gabriela Silva Donadoni, Matheus Messias de Souza Padilha, Romário Machado Ferreira, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: Colocando em pauta o mercado de trabalho e suas qualificações, percebemos a dificuldade da inserção do profissional jovem e adolescentes, devido as deficiências comportamentais e técnicas. Pensando nesta temática o Governo Federal criou um projeto da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de incentivar o crescimento profissional. Para tanto, as empresas desenvolvem programas de aprendizagem que visam o aprimoramento das competências comportamentais e técnicas dos adolescentes e jovens em todo o país. O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante). O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele possui a chance de vivenciar o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão. Além dos ensinamentos, os jovens recebem uma gratificação mensal e os certificados de cada cursos, que favorecem na futura procura por emprego. Deste modo, ser um aprendiz na era da informação possibilita um diferencial competitivo no mercado de trabalho, devido as qualificações e aprendizados práticos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância social e econômica do programa jovem aprendiz.

Método: Trata-se de um trabalho observacional e descritivo. As observações ocorreram em doze (12) horas em sala de aula. As principais atividades desenvolvidas e observadas foram trabalhos em sala, provas, rodas de conversas e aulas expositivas, com finalidade de proporcionar ao jovem aprendiz o domínio do cenário empreendedor, empresarial e trabalhista

 

Resultado: Para efeitos imediatos o aumento da responsabilidade do jovem aprendiz foi a principal característica a ser desenvolvida. De acordo com alguns alunos, “estar presente em sala de aula me permitiu ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho e das responsabilidade dos profissionais” Os cursos oferecidos pelo programa jovem aprendiz são voltados para a área administrativa, que fornece ao micro empreendedor (aluno) uma visão ampla do mercado de trabalho. Segundo o discente do programa “os cursos me permitiu a desenvolver enquanto ser humano, além de aumentar meus contatos com os empresários de Ubá e região. Aprendi que devo sempre planejar minhas tarefas, direcionar a um objetivo e coordenar meus passos para alcançar meus resultados” Os ensinamentos no programa são de suma importância para a compreensão do mercado de trabalho. Os discentes apontaram que “ser jovem aprendiz é ter uma amostra da realidade da vida adulta, assumindo responsabilidade e as condutas sociais, possibilitando o crescimento profissional e pessoal”.

 

Conclusão: Diante das contribuições aqui apresentadas, concluímos que, estar no programa jovem aprendiz possibilitou aos jovens se tornarem mais capacitados para o mercado de trabalho e mais preparados emocionalmente para enfrentar as mudanças contemporâneas. Assim, o programa torna-se muito importante na formação psíquica e social dos jovens, pois tiram os mesmos das ruas, e os desenvolve, preparando-os para uma vida adulta estável.


Palavras-chave


Conhecimento imediato, conhecimento adquirido, mercado de trabalho