Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Experiência Culminantes
Romário Machado Ferreira, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: A Psicologia quanto ciência orientam uma formação generalista devido ao fato desta diversidades de campos e possibilidades de atuação. Dentre esses campos a área da Psicologia Humanista se torna um caminho em nossa profissão. O presente trabalho busca apresentar uma experiência grupal embasada no conceito de Experiência Culminantes de Abraham Maslow que são momentos especialmente felizes e excitantes na vida de todo indivíduo. E como os discentes e docentes se envolveram no processo de ensino aprendizado.

Metodologia: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou em: entrevista estruturação livre e dinâmica. A entrevista e a dinâmica foi realizada com os alunos do 7° período de psicologia em sala de aula, aplicada em duas etapas: a primeira com as orientações da docente sobre o que se tratava uma experiência culminantes, posteriormente, se os discentes já haviam vivenciado, e senão, como eles conseguiriam entrar em contato com essa experiência. Já a segunda em uma dinâmica, na qual foi proposto discutir e debater alguns pontos apresentados na relação grupal, com base na Teorias Fenomenológica-existencial.

Resultados: Os resultados demonstraram que todos os alunos conseguiram assimilar a teoria da qual contém a obra de Abraham Maslow.  A entrevista foi um processo de esclarecimento de dúvidas a respeito das experiências culminantes, que permitiram aos discentes a compreensão da atividade. Já a dinâmica representou um processo terapêutico, onde vários discentes entraram em momento de cartase ao relatar sua experiência. Os principais relatos foram: casamento, nascimento do filho, viajem para outro estado, outro país, doenças, competições e a entrada na faculdade. Alguns discentes detiveram de certa resistência e até mesmo dificuldade de debater alguns processos, porém, tendo a docente como mediadora/facilitadora do processo de desenvolvimento, alguns relataram os sentimentos advindos dessas experiências. Foi possível observar que todos demonstraram no processo um pouco do que haviam descrito no relatório, porém, uma certa dificuldade em descrevê-los na linguagem oral, pois, muitas as vezes não haviam refletido sobre a importância de suas experiências.

Discussão: E notório que no contexto apresentado, percebe-se que a proposta fomentada pela docente obteve um resultado positivo no que tange o aprendizado. E os conceitos da disciplina Teorias e Sistema Humanistas Existenciais alinhados ao entendimento da obra de Abraham Maslow contribuíram de forma significativa para o entendimento da dinâmica. As experiências em sala de aula, trouxeram uma série de contribuições para a percepção dos alunos sobre a importância de repensar sobre alguns momentos de êxtase, admiração sobre sua existência, bem com, permitir conhecer os momentos de crescimento e reflexão. Portanto, concluímos que a práxis, nesse caso a experiência culminantes realizadas por meio do questionário e dinâmica proposto pela docente, é de suma relevância para futuros questionamentos sobre o seu eu, pois permite ao discente a ter conhecimento sobre as bases teóricas que consolidam a teoria de Abraham Maslowe a terem uma visão mais crítica de suas vivencias.


Palavras-chave


Experiências Culminantes, Graduação; Auto reflexão