Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: um espaço de trocas e de (Des)construções no processo de ensino e aprendizado
Romário Machado Ferreira, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: A monitoria é uma modalidade teórico-prática que é destinado aos acadêmicos matriculados em instituições de ensino privadas ou públicas. Sua finalidade é despertar nos discentes o interesse pela carreira acadêmica, fomentando as práticas de ensino e aprendizados, afim de atribuir responsabilidades, autonomia e maior vivência sobre as principais atividades dos docentes.  O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades executadas na monitoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizado.

Métodos: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou em: aplicação de trabalhos, correções dos trabalhos, leitura do material cientifico, busca de referências bibliográficas, esclarecimentos de dúvidas dos discentes e reuniões com a docente. Além disso, utilizou-se de orientações virtuais através do Messenger, whatsapp; métodos eficazes na orientação a distância. As principais atividades ocorreram no período noturno, tendo 4 (quatro) horas semanais de supervisão. A monitoria foi realizada no ano 2018 na cidade de Ubá, Minas Gerais.

Resultados: O aprendizado adquirido através da experiência, apontam que o monitor em questão conseguiu assimilar a teoria e prática da qual contém os processos da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A partir da execução da monitoria, observou-se maior aprendizado dos discentes e do monitor em questão, que através das orientações em grupos e individual, pode desenvolver-se no coletivo sua capacidade de liderança, comunicação e dinamismo em sala de aula. Estar instituído no processo de ensino e aprendizado, contribuiu de forma significativa para a construção crítica do monitor, pois, permitiu a elencar pontos a serem melhorados no que diz respeito às suas construções acadêmicas. Entre as construções e os aprendizados, destaca-se a relação para com a(o) supervisora(o), que orientou no planejamento e a execução das atividades. Além disso, instigou e ensinou na elaboração de resumos científicos, na construção dos métodos, das normas cientificas necessárias para a publicação e apontou a importância das construções teórico-prático no âmbito acadêmico.

 

 

Conclusão: Ao final deste trabalho, afirmamos que a práxis, nesse caso a experiência como monitor, foi de suma importância para o aprendizado e para o crescimento pessoal, pois permitiu ao aluno ter conhecimento sobre as bases teóricas que consolidam a Psicologia Organizacional e do Trabalho e aos pontos a serem melhorados tanto ao nível pessoal quanto acadêmico. Portanto, ser monitor da disciplina, contribuiu de forma significativa para a visão crítica, das responsabilidade que um docente tem em sua função como propagador do conhecimento e a seriedade e o compromisso ético dos profissionais do Recursos Humanos na era contemporânea.


Palavras-chave


Monitoria, Experiências, Psicologia Organizacional