Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A importância da valorização do capital humano nas organizações diante de um cenário competitivo.
Romário Machado Ferreira, Rafaela Tolomeu Messias, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: A Gestão de pessoas visa tornar as instituições mais conscientes e atentas para seus funcionários, pois acreditam que podem atingir suas missões se atenderem as necessidades individuais, porque sentindo parte da organização os colaboradores contribuem com habilidades, talentos, conhecimentos, esforços, entre outros. Portanto, o presente trabalho, realizado no 7° período de Psicologia tem como objetivo apresentar a importância dos reconhecimentos dos esforços individuais dentro das organizações. Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado. Resultado: A literatura nos apresenta que existem inúmeras maneira de recompensa-las, seja por remuneração, programas de incentivos ou benefícios e serviços. As recompensas podem ser financeiras diretas ou indiretas. Diretas, como: salario, prêmios, comissões. E indiretas, como: gorjetas, gratificações, férias, hora extras. E não financeira, seja pela oportunidade de crescimento, reconhecimento, segurança no emprego. E também por benefícios sociais que podem ser classificados quanto sua exigibilidade, quanto a sua natureza e quanto aos seus objetivos. A exigibilidade legal se refere as políticas obrigatória na instituição, como: férias, família. E os espontâneos, como: alimentação, bônus, seguro de vida, etc. Quanto a sua natureza estão os benefícios monetários e não monetário. Os monetários são valores recebido em dinheiro pelo funcionário, tais como: 13º salário, gratificações, entre outros. O não monetário refere-se as práticas realizadas pelas organizações sem um retorno financeiro para o funcionário, como: os refeitórios, assistências medicas e hospitalar, clubes, horários flexíveis. Discussão: Desse modo, diversas organizações vêm adotando a postura de recompensar as pessoas por seus resultados, metas alcançadas, participação nos lucros. Porém, há cargos que as pessoas vislumbram o alcance de uma melhor remuneração e conseguem, pois, tem oportunidade de crescimento. Outros tentam, mas adoecem, por lutar e dar o melhor e não ser reconhecido, pois em alguns casos as empresas e as condições do negócio não geram expectativa de maiores ganhos. Entretanto, as políticas salariais contêm um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e manter estruturas de salários equitativas, obtendo o equilíbrio interno de salário dentro das organizações versus equilíbrio externo em relação aos salários de mercado de trabalho. Portanto, os objetivos de um plano de benefícios e melhorar a qualidade de vida dos empregados e melhorar o clima organizacional, redução de pessoal e do absentismo, aumento da produtividade em geral, entre outros. Os benefícios e uma prática de caráter recíproco, tendo a função de atender algumas necessidades individuais e esperar dos mesmo esforços e comprometimento para alcançar as missões organizacionais.


Palavras-chave


Recompensa; Motivação; Comprometimento; Estratégias Organizacionais; Psicologia Organizacional;.