Última alteração: 2017-09-20
Resumo
Introdução: Desenvolver pessoas é conceder os colaboradores informações e apoio suficiente para que elas aprendam novos conhecimentos, competência, ideias e desenvolvam novas habilidades, novas atitudes para ser mais eficientes no que fazem. Portanto, o presente trabalho, realizado no 7° período de Psicologia tem como objetivo apresentar a importância de treinar e desenvolver pessoas num mercado competitivo. Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado. Resultado: A literatura nos apresenta que o processo de desenvolver pessoas é a manutenção dos talentos humanos dentro das organizações, para isso as instituições fazem uso de duas ferramentas para a obtenção das habilidades humanas, sendo: o treinamento, desenvolvimento. Falar em treinamento e pensar em um investimento de curto prazo, para que as pessoas venham desempenhar suas tarefas com habilidades, pois assim tende a lapidar competências, comportamentos, preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas dos cargos, proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, mudar a atitudes das pessoas para criar um ambiente com clima mais satisfatório. Já o desenvolvimento trabalha com soluções, atitudes, crescimento de ideias, mudanças de hábitos e quebra de paradigmas, comportamentos mais ativos e dinâmicos.
Discussão: Portanto, para treinar pessoas deve-se levantar as necessidades da organização, elaborar os planos e programa de treinamento, aplicar ou conduzir o treinamento, avaliar e acompanhar o processo. O desenvolvimento de pessoas é um modelo de política que envolve questões, como: Preparação de liderança; Educação; Corporativo; Aprendizagem Organizacional; entre outras. Existem também alguns métodos de desenvolvimento, como: Aprendizagem; Prática; Assessoria em Gestão de Pessoas; Rotação de Cargos; Atribuições, entre outros. Deste modo, desenvolver a organização é familiarizá-la as adaptações e mudanças tecnológicas e socioeconômico. Este desenvolvimento deve estar centrado nas pessoas, pois instituições são apenas paredes. Devendo estar em coletivo e desenvolver-se em conjunto, nos valores e naquilo que a D.O (Desenvolvimento Organizacional) acredita para o sucesso.