Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Teorias da Personalidade: Carl Rogers e a Terapia Centrada no Cliente, um estudo de caso.
Luciana dos Santos Montini Oliveira, Patrícia de Oliveira Cardoso, Francesca Stephan Tavares, Jaqueline Duque Kreutzelfeld Toledo, Bruno Feital Barbosa Motta, Lucas José Paes Moraes

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


RESUMO

Introdução: Sobre a teoria da personalidade, o autor Carl Rogers criou e promoveu a terapia centrada no cliente, foi um dos fundadores  da Psicologia Humanista, sendo o mesmo, terapeuta praticante em toda a sua carreira profissional. Rogers, define a personalidade e a identidade como uma Gestalt contínua, sem dar atenção especial ao corpo. Sua teoria é baseada na tomada de consciência da experiência, sendo esta, física, emocional, cognitiva ou intuitiva. Seu interesse central é o valor dos relacionamentos, sendo esses muito importantes para as relações e interações com o outro, pois, são os relacionamentos que capacitam o indivíduo a descobrir, experenciar, encontrar seu self real. Assim, demonstramos nossa personalidade nos relacionamentos com outras pessoas. Objetivo: Analisar a abordagem humanista  em um caso clínico, a partir das descrições, da visão e do embasamento estruturado de Carl Rogers. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa básica, de natureza observacional, objetivos exploratórios de abordagem qualitativa. Resultados: De acordo com Rogers, os relacionamentos são ótimos e essenciais  para se estar funcionando por inteiro, harmônico consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente. No caso clínico abordado, A.N foi passivo  e dependente em relação aos seus pais. Sentiu-se sufocado e suas capacidades criativas e produtivas foram retardadas. A.N passou por existência de estados emocionais específicos e problemáticos. Identificados através de comportamentos, dificuldades afetivas, devido à relação conflituosa com os pais. Rogers, insiste na comunicação total e aberta de expressões de sentimentos, entre o positivo e o negativo. Para ele, “ a comunicação tem duas fases igualmente importantes: a primeira é expressar a emoção; a segunda é permanecer aberto e experenciar a resposta do outro “. Tendo o comprometimento com o que o outro vai sentir e o sentimento que vai causar em nós mesmos. Dessa forma, o psicólogo pode intervir estabelecendo a relação empática para que seja possível perceber bem o  cliente e saber guiá-lo,  ativando  sua representação interna desencadeando mudanças na sua forma de ver a si e ao outro. Conclusão : As pessoas que não se relacionam com outras de forma adequada, são estereotipadas. A teoria de Rogers nos diz que, o homem será sempre o melhor se lhe forem dadas condições necessárias e suficientes para a sua existência, pois ele tende sempre ao crescimento e desenvolvimento. Dá-se a importância e a responsabilidade do psicólogo em fazer intervenções. Pois ele estará auxiliando o cliente a resolver conflitos de ordem psicológica, que podem se manifestar das mais diversas formas, como por exemplo, um problema de frequência ou excesso no comportamento, um déficit, uma crise de identidade. É na relação estabelecida entre psicólogo e cliente, que se dá a interpretação, a formulação de hipóteses e a intervenção, para que possam dessa forma caminharem  juntos para o entendimento à mudança e para a mudança desejada.

 

PALAVRAS-CHAVE

Terapia Centrada no Cliente, Personalidade, Relacionamentos, Psicologia