Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS ELETRÔNICAS EM SALA DE AULA: um estudo de caso com os professores do curso de Administração da FAGOC
Adriana Maria Vieira Mollica, Nathália Carvalho Costa

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação existente entre a tecnologia e a educação considerando a utilização das redes sociais em sala de aula pelos professores e alunos do curso de Administração da FAGOC. A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada bibliográfica e estudo de caso. Quanto ao tratamento dos dados, optou-se pelos métodos quantitativo e qualitativo, pois permitem que se explique todo o processo, através da aplicação de um questionário e discussão do tema em um grupo focal. Com base no trabalho desenvolvido, pode-se concluir que os professores do curso de Administração da FAGOC não se encontram preparados para a utilização das redes sociais em sala de aula. Embora acreditem que as redes sociais podem auxiliar na qualidade do processo ensino-aprendizagem, alegam ser necessário fazer contrapontos, visto que muitos alunos não têm maturidade suficiente para discernir entre o uso das redes em momentos de estudo e em momentos de lazer. Percebeu-se certa incoerência nas respostas, pelo fato de alguns professores se manifestarem a favor da utilização das redes sociais para fins pedagógicos, mas, ao mesmo tempo, negarem aos alunos o acesso à internet em sala de aula, alegando que isso diminuiria o rendimento deles. No mais, o desenvolvimento de métodos e técnicas de ensino tem grande relevância na formação acadêmica. Portanto, mesmo tendo em vista que a prática do professor não possa se dissociar dos seus valores, vivências críticas e opiniões, é evidente a necessidade de o docente estar seguro de seus atos, a fim de passar ao aluno a credibilidade necessária para o aprendizado.


Palavras-chave


Redes Sociais; Internet; Ensino; Aprendizagem