Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Implantação de um Programa de Integração em Psicologia Organizacional
Emilia Maria Mendes, Matheus Soares Lopes, Meire de Paula Gomes, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Introdução: A Revolução Industrial, ocorrida no final do século XVIII,  trouxe consigo um aumento considerável da produção das indústrias, bem como o aumento populacional, que acarretou também a demanda de contratações para suprir a necessidade de produção. Nesse momento, começa a se questionar a possibilidade de admitir novos funcionários, agora mais adequados às necessidades da vaga, e em menos tempo.

A comunicação ineficiente é um dos principais desafios encontrados pelas empresas atualmente e conceder um treinamento com o propósito de informar ao colaborador as questões importantes sobre a empresa é um processo extremamente relevante. O presente resumo tem por finalidade apresentar o Programa de Integração a ser desenvolvido pelos alunos do 6º período do curso de Psicologia da FAGOC, juntamente com o seu supervisor de estágio, sendo o público alvo, a Lufer Estofados, empresa do polo moveleiro de Ubá-MG. O programa se desenvolve e estrutura mediante a coleta de informações referentes à instituição, tais quais são importantes para o conhecimento do novo funcionário, bem como a história, missão, visão, valores, direitos e deveres de ambas as partes.

Objetivo: Pressupõe-se proporcionar uma relação segura entre empregador e empregado através de um processo transparente, no qual ambas as partes estejam cientes de suas responsabilidades. Em específico, propõe-se reduzir o tempo de adaptação dos colaboradores recém contratos; melhorar o desempenho dos novos colaboradores e aumentar a taxa de efetivação do período de experiência. O programa reflete ainda, na construção de conhecimento por parte dos alunos, e para a empresa uma poderosa ferramenta institucional que viabiliza os processos de contratação, além do manual de integração se tornar um aporte de consulta livre e segura para os funcionários.

Metodologia: Por metodologia, tem-se a revisão de literatura com embasamento na disciplina de Psicologia Organizacional II.

Resultados: Os resultados se dão por uma melhor taxa de efetivação, melhor índice de retenção e um melhor desempenho no período de experiência do trabalhador, reduzindo significativamente os índices de absenteísmo e turn over na empresa, propiciando também baixos custos devido à pouco necessidade de dispensas e de novas contratações.

Discussão: Através do acolhimento proporcionado pela integração, o funcionário sente-se mais seguro em expressar-se com os colegas e lideranças nos primeiros dias caso encontre alguma dificuldade, dessa forma, alcançará a produtividade desejada pela empresa em um tempo mais hábil. Um outro ponto importante sobre a relevância do projeto, é que uma parte significativa dos funcionários que iniciam em uma empresa toma conhecimento dos processos da mesma através de um funcionário desmotivado, o que contamina a perspectiva e motivação do colaborador recém-admitido, que neste momento, questiona-se se fez a escolha certa.

Conclusão: O profissional submetido ao programa de integração se sente acolhido, orientado e responsabilizado pelas suas atribuições. O programa é a melhor forma de otimizar o tempo, facilitando o processo de adaptação e relacionamento com as equipes, diminuindo custos de contratação/demissão, o que pode ser um diferencial competitivo para sua empresa.



Palavras-chave


manual de integração; programa de integração; taxa de efetivação; índice de retenção.