Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Eficácia dos Jogos de Empresas no ensino de Administração
José Rodrigues Junior, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


A evolução do processo de aprendizagem com a necessidade existente pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em oferecer aos alunos uma formação prática, fez com que os jogos de empresa fossem adotado por muitas IES. Os jogos possibilitam a vivência prática em ambiente simulado, e possibilitam que os alunos assumam papéis gerenciais com regras estruturadas dentro da realidade da administração. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, estabelecida pela resolução nº 4, de 13 de julho de 2005 do MEC (Ministério da Educação e Cultura), proporcionam às instituições de ensino superior a liberdade de incluir em seus currículos disciplinas com vivências práticas ou a transversalidade entre disciplinas. O objetivo deste trabalho é conhecer as percepções dos alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais, sobre a aplicação do jogo de empresas como metodologia de ensino, bem como evidenciar o aprendizado por meio desse método. Para isto, foi realizado um estudo de caso centrado na percepção de alunos de instituições de ensino, através de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a 25 alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado de Minas Gerais, localizada na Zona da Mata mineira. Segundo os alunos o uso mais frequente de simuladores e Jogos representam maior envolvimento, percepção comprovada ao demonstrarem um interesse crescente na metodologia à medida que as fases do simulador avançavam, alcançando maior envolvimento nas etapas finais. O uso do simulador potencializa e consolida os conceitos estudados durante o curso.


Palavras-chave


Jogos de Empresa; Ensino em Administração; Simulação.