Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
EMOÇÕES: Processo na Graduação
Aparecida de Fátima Silva de Souza, Núbia Sales Rocha de Melo, Romário Machado Ferreira

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Introdução: O presente trabalho busca apresentar um estudo sobre o filme Divertida Mente, alinhados a disciplina Processos Psicologicos II, com objetivos de fomentar aos discentes a problematizar e pensar abstratamente diante de alguns fenômenos. O método usado foi observacional e descritivo, realizado atráves de um filme. As observações ocorreram no periódo de 4 horas, sendo 90 minutos do filme, mais 150 minutos de Leitura; materiais que corroboraram para a compreenção da dinâmica do filme. Resultado: Os conceitos adotados pelo filme são totalmente abstrato. A história gira em torno da mente de uma garota, Riley, tendo como grandes protagonistas as cinco emoção responsáveis por conduzir sua vida: alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho. Cada emoção possui cor e temperamentos próprios. Onde consegue demonstrar o quanto mente e cérebro estão interligados, funcionando de maneira magistralmente orquestrada e sincrônica durante a vida. Logo que ela abre os olhos pela primeira vez e percebe a presença amorosa de seus pais, surge em seu cérebro a primeira emoção vivenciada: a "alegria", que passa a ser uma das personagens principais no gerenciamento emocional da nossa personagem. Forma-se então a primeira memória base, ligada ao afeto e ao cuidado. Entende-se que as emoções são funções estruturantes da nossa consciência e da nossa personalidade. As memórias, por sua vez, se mostram carregadas de carga afetiva. São armazenadas principalmente no hipocampo memórias base, formadas em momentos de muita importância. Essa carga afetiva mais intensa pode moldar a personalidade do indivíduo em diferentes momentos da vida. Outra observação relevante é que na sala de controle da mãe a emoção principal é a tristeza. Assim, a mãe tenta se apoiar na alegria da Riley. Mas ao estimular esse lado, contribui para a repressão da expressividade da filha que tenta corresponder a mãe, para não a desapontar. A força do complexo materno é intensa nesta transição e, por vezes, durante grande parte da nossa vida, podendo impedir o desenvolvimento quando não é transposta. A reação dos pais nesta momento não está adequadas às necessidades da filha, eles também não conseguem perceber o processo de amadurecimento emergente e por falta dessa compreensão, não conseguem fazer o espelhamento adequado e não agem empaticamente com a filha. Aqui, podemos ressaltar a importância do papel dos pais, não só na formação emocional da criança, mas também neste momento de transição da infância para a adolescência. É preciso que os pais também atualizem internamente a imagem de seus filhos e se adaptem às necessidades da nova relação que está se desenvolvendo, para que todos possam caminhar de forma saudável nesta jornada. Discussão: Dentro deste cenário, percebe-se que os conceitos da matéria Processos Psicológico II apresentados em sala, aliados ao entendimento da Psicologia Cognitiva, contribuíram de forma significativa para o entendimento dos processos. Sabemos que a personalidade é formada de acordo com as emoções vivenciadas em nossas vidas. As mesmas devem ser trabalhada para que uma emoção não venha reprimir outras, pois todas são de extrema importância na formação base do ser humano. Cabe a cada um vivenciar de tal forma que haja sincronia entre as emoções, onde a memória base seja mutável com a real percepção, de quando, como e onde cada emoção deve sobressair de acordo com o momento vivenciado.


Palavras-chave


Emoções; Psicologia; Personalidades