Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO AFETO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso na série Maternal II da Creche Dulcinéa Serrato
Patrícia Peluso Condé, Nathalia Cristina Alves, Gabriela Martins Pacienza, Lidiana Brum de Souza Resende

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a afetividade influencia no processo ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Tratou-se de um estudo exploratório-qualitativo, com aplicação de entrevista direcionada à educadora da série Maternal II da Creche Dulcinéia Serrato na cidade de Ubá, MG.

A criança, sujeito em fase de formação, com características peculiares, necessita de educação e cuidados que favoreçam sua constituição como indivíduo e para tanto precisa ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. Nesse sentido, a afetividade, considerada essencial às relações humanas, se faz fundamental, principalmente quando se trata de educação infantil, sendo a facilitadora do processo de ensino aprendizagem e importante na mediação professores e alunos

Os resultados demonstraram que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem das crianças quando se trata de Educação Infantil.


Palavras-chave


afetividade, ensino-aprendizagem, desenvolvimento, Educação Infantil