Última alteração: 2017-09-19
Resumo
A educação infantil, destinada a receber crianças de 0 a 5 anos em instituições como creches ou jardins de infância, foi o segmento onde se instalaram os primeiros jogos e brincadeiras como forma de desenvolvimento e aprendizagem.
Fröebel foi um dos teóricos da educação que defendia a infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Ele viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças, e esteve à frente desse processo na área pedagógica como fundador dos jardins de infância destinados aos menores de oito anos. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
Este estudo pretendeu analisar, a partir de uma pesquisa qualitativa, a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trata-se de reflexões que se propuseram pensar sobre a importância de atividades lúdicas no processo de desenvolvimento da criança. Partiu-se do pressuposto de que o brincar amplia as possibilidades e caminhos para o pedagogo na direção de produzir conhecimentos em diferentes campos disciplinares, potencializando a aprendizagem, promovendo maior interação, socialização e comunicação entre os alunos, além de aprimorar as habilidades manuais e motoras. Procurou-se verificar e confirmar, a partir dos referenciais que serviram de base, as hipóteses de que os jogos e as brincadeiras têm um grande papel no aprendizado das crianças visto que a cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados durante o desenvolvimento de atividades lúdicas.