Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A importância de um Recursos Humanos Estratégico em um cenário de aumento expressivo das ações trabalhista, desencadeadas pela crise no mercado de trabalho
Romário Machado Ferreira, léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Introdução: As reclamações trabalhistas são um processo natural iniciado pelo trabalhador que acredita ter seu direito infringido pelo empregador, uma vez que esses direitos são amparados pela consolidação das leis trabalhistas (CLT) e as convenções coletivas acordadas pelo sindicato profissional e patronal. O alto índice de desemprego constrói um cenário assustador para o trabalhador que se sente extremamente inseguro quanto a manutenção do seu emprego, e ao se deparar com as demissões em massas realizadas pelas empresas para sobreviverem mediante uma crise econômica, o trabalhador enxerga na reclamação trabalhista uma oportunidade única para manter-se financeiramente. O objetivo desse artigo é apresentar quais práticas podem ser realizadas pelos recursos humanos de uma empresa para reduzir as ações trabalhistas. Método: Para o desenvolvimento da fase de pesquisa de campo, a qual se fundamentou na aplicação de um questionário diretamente à população envolvida, utilizou-se um questionário fechado aplicado para profissionais da área de recursos humanos ou gerencia. O questionário é composto por 6 questões de múltiplas escolhas.A população alvo do estudo foi formada por 10 profissionais que coordenam às áreas de recursos humanos de empresas da região de Ubá-MG, estes ocupam níveis e cargos diferentes em suas respectivas empresas. Resultado: Após a apuração dos dados verificou-se que nos últimos 3 anos 30% das empresas entrevistadas foram acionadas na justiça do trabalho de 1 a 3 vezes por algum trabalhador, 60% tiveram de 3 a 5 reclamações e 10% acima de 5. No que tange os passivos trabalhistas entre o período de 2011 e 2013 podemos concluir que 30% das empresas não foram acionadas na justiça por ex-funcionários ou atuais, 50% tiveram de 1 a 3 reclamações e 20% de 3 a 5. Discussão: Dentro do cenário apresentado e notório que as práticas da gestão de pessoas devem fomentar e aderir o outplacement é a gestão de desligamento dos funcionários de uma empresa. Atualmente, o processo de demissão é mais inteligente e humanizado: diversas empresas, ao encerrar o vínculo com um funcionário, demonstram uma preocupação genuína com o futuro profissional do indivíduo. Por isso, adotam mecanismos que podem ajudar o ex-funcionário na reorganização pessoal e profissional, e no avanço em direção a uma nova oportunidade de trabalho. Enfim, conclui-se que no momento atual de recesso na econômico do nosso país as empresas precisam estar atentadas quanto a eficiência de suas práticas trabalhistas, qualquer brecha deixada pelo empregador por ineficiência em sua gestão pode gerar transtornos imensuráveis em um futuro próximo.

 

 


Palavras-chave


Desemprego; Economia; Recursos Humanos.