Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Condições de vida e saúde de uma comunidade Quilombola próxima ao município de Guidoval-MG: Relato de experiência vivenciado por graduandos em Medicina.
Jorge de Assis Costa, Melissa Paro Pereira Brega, France Araújo Coelho, Gisele Aparecida Fófano, Ricardo Furtado de Carvalho, Renato Gomes Pereira, Maria Augusta Oliveira, Cristiano Valério Ribeiro, Wilton Balbi Filho, Alice Abranches A. de Castro

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


A cultura negra no Brasil é algo de intenso debate e luta na sociedade brasileira, as comunidades quilombolas não desapareceram com o fim da escravidão, elas ainda existem e tentam resgatar sua cultura e legitimidade até os dias de hoje, estando presentes em praticamente todos os estados brasileiros. Neste contexto o objetivo geral deste relato de experiência foi fazer com que o graduando de Medicina vivenciasse a realidade de populações isoladas, estimulando-o a pensar em ações preventivas que não compõe o elenco das práticas médicas em todos os níveis de complexidade da saúde. Materiais e métodos: A Política Nacional de Saúde Integral à População Negra traz em sua redação o apoio a essas comunidades devido à iniquidades sofridas, tais como preconceito racial, doenças genéticas e aquelas adquiridas por dificuldades de acesso à saúde tais como tuberculose, diabetes, hipertensão arterial, hanseníase dentre outras. Resultados: Diante da realidade constatada, observou-se que, a comunidade Quilombola de Ribeirão Preto, não possui acesso a ações voltadas para promoção e prevenção da saúde, parcos recursos de infraestrutura são fatores limites à melhora deste acesso. Discussão: Foi possível que o acadêmico vivenciasse a realidade de saúde de uma população quilombola e entendesse as dificuldades enfrentadas por aqueles que ali vivem.


Palavras-chave


Saúde, comunidade, quilombo, iniquidade, etnia