Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Gestalt Terapia: Ênfase no Aqui e Agora
Romário Machado Ferreira, Alexandre Augusto Macedo Correa, Jhonathan de Oliveira Feital, Roberto da Silva Filho, Frankly Vieira Freire, Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: O objetivo geral deste estudo é compreender a teoria "Gestalt Terapia " do médico Frederick Salomon Perls, juntamente com a sua história pessoal e os antecedentes intelectuais que demarcaram sua trajetória.

Metodologia: No que diz respeito ao método empregado no estudo, trata-se de uma pesquisa básica de abordagem qualitativa com objetivos exploratórios realizada através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema.

Resultado: Frederick Salomon Perls nasceu em 8 de Julho de 1893 em Berlim, teve sua formação em medicina pela Universidade Humboldt de Berlim. Os antecedentes intelectuais que contribuiram para construção desta nova trajetória são  Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram as bases de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade. Aproximadamente a partir de 1870 alguns pesquisadores alemães começaram a estudar os fenômenos perceptuais humanos. A estes estudos convencionou-se denominar de Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, a qual se contrapõe ao atomismo reinante na época. Seus expoentes mais conhecidos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que receberam também a contribuição de Kurt Lewin. Criando as Leis da Gestalt, relativas à percepção humana.

Discussão: A Gestalt-Terapia é considerada uma terapia do contato, onde acreditamos que a todo o momento estamos em contato com o meio, e por meio deste que o funcionamento humano pode tornar-se saudável ou disfuncional. É através do contato que nos damos conta de nosso processo, e que podemos ser criativos na forma de ver o mundo e de fazer escolhas na vida. Desta forma, no trabalho clínico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento, ou seja, uma “awareness” sobre como ele funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo e com o mundo, quais as suas tentativas para alcançar seu próprio equilíbrio, tomando suas próprias decisões e efetuando escolhas que atendam as suas reais necessidades. Desta maneira, é importante que o indivíduo assuma suas responsabilidades diante de suas escolhas, diante de sua vida. Conforme ele vai se conscientizando de suas escolhas, de seu modo de viver, é possível, então, realizar mudanças, pois acreditamos que através do contato, a mudança simplesmente ocorre. . Enfim, a Gestalt-Terapia promove novas formas de olhar para a vida, onde nada é definitivo, existem sempre possibilidades a serem exploradas, escolhas novas a serem feitas. A aceitação genuína de nossa forma de funcionar, nos permite enfrentar as situações com mais criatividade e mais leveza, com a certeza de que sempre fazemos o melhor naquele momento.


Palavras-chave


Gestalt Terapia