Última alteração: 2017-09-19
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade analisar as pesquisas e estudos realizados sobre cultura escolar. A análise das práticas cotidianas da escola prioriza os acontecimentos silenciosos do seu funcionamento interno. Para Dominique Julia (1995), cultura escolar seria como abrir a “caixa preta da escola, ao buscar compreender o que ocorre nesse espaço particular”.
Invadir essa “caixa preta” da escola seria buscar compreender as relações que se estabelecem no interior das instituições, seja em função das relações de poder ou em razão das diversas culturas em contato além da posição de destaque que a escola adquiriu no contexto social, devido ao fato de ter se tornado um local obrigatório de passagem de toda a infância, adolescência e até mesmo parte da juventude. Nesse panorama, entender a cultura escolar é de fundamental importância, visto tratar-se de importante ferramenta teórica para embasar estudos das relações entre escola e cultura. Este estudo trata das disciplinas escolares curriculares na conformação da cultura escolar.
Para efetuar uma análise sobre a importância das disciplinas escolares no currículo brasileiro e seus efeitos na cultura da sociedade, buscou-se embasamento em estudos publicados bem como em material fotográfico.
As mudanças educacionais que ocorreram no Brasil fazem parte de um contexto mundial, e têm como objetivo a tentativa de melhorar a economia nacional investindo no fortalecimento dos laços entre escolarização, trabalho, produtividade, serviços e mercado. Criou-se a necessidade de uma mão de obra barata, porém qualificada para que pudesse haver competitividade gerada por uma produção eficaz.
No novo cenário político brasileiro, é papel do governo assegurar o desenvolvimento do processo democrático, facilitando o acesso à educação de qualidade assim como a participação social. Nessa perspectiva, espera-se que sejam formados cidadãos autônomos, críticos, participativos e capazes de atuar com responsabilidade, competência e dignidade.
Estão presentes no novo currículo escolar das escolas brasileiras a finalidade de garantia do pleno desenvolvimento do educando bem como sua preparação para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
É evidente que um documento apenas jamais seria o suficiente para mudar a realidade da educação do país. Uma política educacional não consegue se sobrepor à realidade das escolas brasileiras e ao conjunto de fatores que interferem na educação. Tais fatores são inúmeros e abarcam da formação dos professores aos recursos destinados à educação, materiais utilizados em salas de aula, cultura escolar, fatores externos ao ambiente escolar, dentre vários outros.
A observação do cenário educacional presente no Brasil do século XXI permite a constatação de que leis e planos nem sempre são suficientes para traçar o rumo da educação, pois esta se faz entre o escrito e o vivenciado no sistema educacional, porém são as mudanças estabelecidas pelas instituições responsáveis pela educação que indicam a direção que a sociedade deve seguir na busca da educação desejada.