Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Caracterização sociodemográfica do professor universitário em uma IES mineira.
Francesca Stephan, Ivi Pereira Monteiro, Leo Martins Sampaio, Lelio Moura Lourenço

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


O presente trabalho investigou professores de ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quanto ao seu perfil sócio demográfico e quanto aos níveis de estresse no trabalho. Uma amostra representativa do universo de 1231 professores da UFJF foi selecionada. Foi aplicado um Questionário Sociodemográfico em 159 questionários, os quais foram digitados e analisados no programa SPSS-21. A análise dos dados foi conduzida inicialmente de forma descritiva e exploratória. Com relação ao perfil sócio demográfico dos professores da amostra pesquisada, foi observada uma maior participação dos professores do sexo masculino com 86 professores (54,8%) e 73 professoras (45,2%). O estado conjugal revelou que cerca de 130 (81,4%) são casados/as ou moram com companheiro/a, enquanto os/as solteiros/as representam cerca de 10,7%. Os participantes divorciados representam 7,2%, e somente 0,7% são viúvos/as. Com relação à faixa etária, a maior parte tem mais de 50 anos (36,3%), enquanto aqueles com idade entre 30 e 40 anos representaram 33,4%. Os docentes entre 41 e 50 anos representam 28,9%, enquanto aqueles com menos de 30 anos são apenas 1,4%. Quando foram analisados os anos de experiência no magistério superior verificou-se que a maior parte dos professores tem mais de 20 anos de experiência como docente do ensino superior (28,4%), seguido por 19,2% que tem entre 7 e 10 anos de experiência. Especificamente como professor da UFJF, foi observado que a maior parte deles (30,3%) tem de 4 a 6 anos de exercício profissional, sendo que 21,7% dos professores trabalha ali há mais de 20 anos. Quanto a formação, 68,7% possuem nível de doutorado, enquanto 4,4% possuem somente pós-graduação latu-sensu. O regime de trabalho de cerca de 92% é a dedicação exclusiva, seguido do regime parcial/20h com 5,2% e do regime integral/40h com 2,7% da amostra. A participação em programas de pós-graduação foi relatada por 64% dos docentes participantes. Diante do exposto, o enfoque dado na presente pesquisa possibilitou uma maior visibilidade das características do trabalho docente através da análise dos dados sócio-demográficos Salienta-se que os dados obtidos auxiliarão no desenvolvimento de medidas de prevenção e promoção de saúde necessárias.


Palavras-chave


professor universitário; perfil sociodemográgico.