Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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SE FORMAR OU CRIAR O FILHO? O apoio da FAGOC para conciliar os estudos e a gestação
Tatiana Costa Coelho, Adriana Maria Vieira Mollica, Andreza Caetano Martins, Gláucia Rosa Cardoso da Silva, Laís Souza Vaz Rocha, Marisa Coelli Fateixa

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


A gestação é um período em que a mulher passa por mudanças radicais em sua vida. Gerar uma criança coloca novas responsabilidades e tarefas na vida da mãe, que deixa de viver somente em função de sua individualidade e começa a pensar na criação do filho. Uma gravidez afeta toda a vida da mulher, tanto pessoal quanto profissional. Além desses dois aspectos, a vida escolar também pode ser afetada, considerando que a mãe seja adolescente ou esteja cursando o ensino superior. Segundo a UNICEF (2016), um em cada quatro bebês são filhos de mães com idade de 10 a 19 anos. Em 2011, no Brasil, 25 mil meninas entre 10 e 14 anos deram à luz, e 440 mil jovens entre 15 e 19 anos tiveram gestações não planejadas. Conciliar gravidez e a vida escolar se torna uma tarefa complicada, exaustiva e desgastante, resultando muitas vezes na evasão e complicação da vida profissional da gestante. As consequências de uma gravidez são: abandono escolar, dificuldade para arrumar emprego, possibilidade de segunda gravidez, probabilidade de não estar mais com o companheiro no primeiro ano de vida após o parto (HERCOWITZ, 2012). Por trazer novas responsabilidades, a grávida tende a optar por trancar a faculdade, pela dificuldade de conciliar os estudos e as novas tarefas maternas. De acordo com matéria publicada pelo site Baby Center (2017), a gestante inserida no ensino superior tem duas opções quando se encontra nesta situação: trancar a faculdade ou pegar uma licença maternidade. Dependendo da situação de cada gestante que justifique a escolha, o apoio e aconselhamento da IES - Instituição de Ensino Superior antes de tomar qualquer decisão é muito importante, além de um acompanhamento pedagógico para minimizar as perdas educacionais. OBJETIVO GERAL: Analisar a importância do acompanhamento pedagógico da Fagoc, para evitar a evasão e auxiliar a aluna a conciliar gestação e estudos. METODOLOGIA: Segundo Vergara (2006),classifica-se, quanto aos fins, como descritivo, o qual, expõe características de determinada população e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, pois é desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. A pesquisa documental e os registros ainda podem ser classificados como primários, pois os dados foram coletados no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da Fagoc (LUDWIG, 2009). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na FAGOC, existe um setor responsável por fazer esse acompanhamento pedagógico inicial, com ênfase no suporte às mães que optam por tirar a licença maternidade, NAE, Núcleo de Apoio ao Estudante. O NAE, faz um acompanhamento próximo às gestantes, com ligações periódicas para saber o estado de saúde da grávida, assim como manter os professores informados da situação da aluna. Todo suporte é oferecido durante o contato. A aluna fica ciente de que tem seu direito resguardado e poderá recuperar todas as atividades avaliativas perdidas no período de afastamento assim que regressar de sua licença. Caso seja do interesse da aluna, os trabalhos são enviados por e-mail para que sejam feitos em casa, permitindo que a estudante se intere dos conteúdos ministrados em sala de aula. Também é dada a opção da aluna fazer os trabalhos no contraturno, sendo atendida por um funcionário do setor em data e horário marcado, para aplicar a avaliação para a gestante\mãe. O apoio do NAE, ainda, não se limita somente no suporte de notas, ao regressar para a Instituição, a mãe conta com o setor para questões pessoais, como amamentação da criança. Por se tratar de uma faculdade de aulas noturnas, as mães precisam amamentar seus filhos em horário específico. Para isso, ela pode contar com o NAE para receber algum familiar que traga a criança e dispor do espaço para o que se fizer necessário, não sendo preciso que a aluna saia da Instituição para fazê-lo, o que poderia resultar em faltas. CONCLUSÃO: Conclui-se que a gestação é uma das causas da evasão no ensino superior, por trazer novas e complexas responsabilidades para a aluna, que tem dificuldades em conciliar ambos os compromissos. Percebe-se que é de extrema importância que a Instituição de Ensino tenha um plano de acompanhamento Pedagógico para esses casos. Nota-se também, que a Fagoc tem sucesso neste procedimento, atendendo as necessidades de suas alunas gestantes e minimizando as chances da gestante evadir devido a gestação, oferecendo suporte pedagógico antes e depois do parto e acompanhando com proximidade, cuidado e zelo durante todo o afastamento e regresso da aluna à Instituição de Ensino.


Palavras-chave


Gestação, Ensino Superior, Gravidez